As preguiças, filhotes e adultas, têm se tornado atração em Barra MansaDivulgação/ Paulo Dimas

Barra Mansa - O município de Barra Mansa, no Sul Fluminense conta com a presença de bichos-preguiça que vivem no Centro da cidade, no Parque Natural Municipal Centenário, também conhecido como Jardim das Preguiças. No total, são 18 animais, entre filhotes e adultos, que chamam a atenção de quem passa pelo local.
De acordo com os especialistas, este tipo de animal tem preferência por árvores altas, devido suas garras que dificultam o caminhar pelo chão. As preguiças passam a maior parte do tempo penduradas de cabeça para baixo, e isso é possível porque seus órgãos estão presos às costelas.
As preguiças, filhotes e adultas, têm se tornado atração em Barra Mansa - Divulgação/ Paulo Dimas
As preguiças, filhotes e adultas, têm se tornado atração em Barra MansaDivulgação/ Paulo Dimas
A alimentação das preguiças é baseada em botões de flores, folhas e brotos, sendo que levam em média 30 dias para digerir uma folha. Nos períodos do outono e inverno, saem em busca de território e, por isso, é comum ver os animais transitando.
Na cidade, um programa é desenvolvido pela pesquisadora e bióloga Shery Duque Pinheiro para proteger esses animais, porque o Parque Centenário não é seu habitat natural. Segundo as informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, este tipo de animal foi inserido no Parque em 1948.