"Desembrulhar menos e preparar mais", disse o médico Marcos MaieloDivulgação

Barra Mansa - Durante esta semana, a campanha de orientação de prevenção à diabetes foi intensificada em Barra Mansa. A ação contou com a parceria da Adibam (Associação dos Diabéticos de Barra Mansa).
O médico cardiologista, Marcos Maielo, usou a frase “Desembrulhar menos e preparar mais” para abordar a importância da alimentação saudável. Nas consultas, ele destacou o valor dos hábitos saudáveis e a necessidade de evitar comidas industrializadas e alimentos processados.
“Precisamos retomar o hábito de preparar o alimento, com temperos saudáveis, saborosos, sem perder nutrientes imprescindíveis a nossa saúde”, pontuou.
O cardiologista ainda reforçou que a alimentação irregular é um dos maiores vilões no combate a obesidade, e que pode levar a inúmeras doenças, entre elas, a diabetes.
“Esta doença não tem cura, o que fazemos é orientarmos sobre os cuidados a serem adotados pelos pacientes que, muitas vezes, acham que estão sem sintomas e abandonam o tratamento, o que é um erro e leva ao descontrole da doença e o agravamento dos casos”, ressaltou o médico.
Outro fator que pode levar ao agravamento da doença é a falta de disciplina, em especial, por conta da ausência de exercícios físicos.
“É um efeito em cadeia, ou seja, alimentação irregular, mais sedentarismo que leva, entre outros fatores, ao aumento de peso, tudo isso contribui para o agravamento e surgimento de diversas doenças que podem ser evitadas desde que haja a prevenção e orientação correta”, disse o médico.
Segundo o cardiologista, o cansaço físico, aliado a fome, sede e xixi em excesso são sintomas que devem ser observado como possíveis indícios de diabetes. Ainda de acordo com o médico, as atenções ainda devem ser redobradas nos casos de perda de peso acelerada e dormência nos pés e mãos.
Mais um ponto foi citado pelo médico, e diz respeito ao aumento de casos entre adolescentes e crianças.
“As crianças deixaram de brincar, gastar energia, fazer exercícios, e para agravar ainda mais, criaram hábitos de alimentação nada saudáveis, tudo isso, agravado por falta de campanhas de prevenção às doenças crônicas, entre elas, a diabetes”, falou Marcos Maielo.
O médico destacou que também que uma vez controlada, a diabetes não interfere na vida social do paciente, que pode ingerir diversos alimentos.
“Após o controle de glicemia, o diabético pode comer, por exemplo, um pedaço de bolo. Só não pode comer uma tigela inteira deste bolo”, completou.
Ele finalizou lembrando que para se prevenir a diabetes, o ideal é alimentação equilibrada e saudável, além de atividades físicas.
“Nosso corpo tem mais de 200 ossos e 600 músculos e não podemos ficar parados. Devemos nos exercitar, de preferência ao ar livre, onde controlamos também a depressão, ansiedade, melhorando a autoestima”, concluiu.