Por conta das obras, o acesso de veículos à Rua Oscar da Silva Marins está interrompido até o próximo sábado, dia 14Felipe Vieira

Barra Mansa - Nesta semana teve início a instalação das estruturas metálicas que compõem as rampas e o vão central da passarela de pedestres que liga as ruas José Marcelino de Camargo e Oscar da Silva Marins, próximo à Prefeitura de Barra Mansa.
Esta é mais uma etapa das obras de readequação ferroviária que acontece no município. Devido às interferências, o acesso de veículos à Rua Oscar da Silva Marins está interrompido até o próximo sábado, dia 14.
De acordo com o Secretário de Planejamento Urbano do município, Eros dos Santos, depois da autorização das concessionárias ferroviárias, os serviços devem ser finalizados em três dias, incluindo a calçada de acesso às rampas.
“A rampa de acesso localizada na Rua José Marcelino de Camargo já está quase pronta, o que em muito favorece o trabalho a ser executado”, comentou Eros.
Depois das instalações do vão central e rampas, será concretado o piso e colocada a tela de segurança. Na sequência, a passarela será liberada para uso dos pedestres. O acesso à passarela não implica no fechamento da passagem de nível nas imediações da Prefeitura, a previsão é de que isso aconteça apenas ao final da obra que está sendo licitada.
Por conta das obras, o acesso de veículos à Rua Oscar da Silva Marins está interrompido até o próximo sábado, dia 14 - Felipe Vieira
Por conta das obras, o acesso de veículos à Rua Oscar da Silva Marins está interrompido até o próximo sábado, dia 14Felipe Vieira
O projeto de readequação ferroviária consta de quatro passarelas de pedestres, sendo que já estão liberadas as passarelas localizadas próximas ao bairro Bom Pastor e a Avenida Dário Aragão. Em fase de conclusão, as passarelas nas imediações da Prefeitura e Parque da Cidade.
No total, o projeto prevê a adequação de 4,84 quilômetros de corredor ferroviário no perímetro urbano; a adequação, reconstrução, implantação e pavimentação de 5,7 quilômetros de vias urbanas; a realocação do pátio de manobras; além da implantação de dispositivos de transposição da faixa ferroviária para pedestres e veículos mistos com o objetivo de eliminar as principais passagens em nível com o feixe ferroviário. Os investimentos são da ordem de R$94 milhões.
Todos os serviços são realizados pelo Governo Federal, através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e são acompanhados por uma comissão da Secretaria de Planejamento Urbano. O conjunto de obras começou em 2010 e foi paralisado em 2014 em função da necessidade de desapropriações e reassentamentos. Os serviços foram retomados em 2020.
Segundo o prefeito Rodrigo Drable, as obras representam um avanço impactante para a cidade. “São interferências de extrema importância para o projeto urbanístico da cidade”.