Reunião discutiu formas de otimizar o atendimento e proteção das crianças e adolescentes do municípioChico de Assis/CCS PMBM
A assistente social da prefeitura de Barra Mansa, Andréia Dias Sargento, informou que reuniões como a de hoje servem para que os profissionais possam se atentar às diferentes realidades e situações pelas quais passam as crianças e adolescentes que estão na escola.
“Quando nós iniciamos o serviço social, nós percebemos que as demandas apresentadas pelos alunos vão muito além de ensino e aprendizagem. Depois da pandemia, alguns evadiram e a infrequência está alta. Quando nós fomos verificar o motivo, nós vimos que alguns alunos desenvolveram questões até mesmo de saúde mental. Daí a necessidade de estar articulando com essa rede de forma a trabalhar esse atendimento, a partir do serviço que cada secretaria pode oferecer”, avaliou.
A diretora do Colégio Estadual Baldomero Barbará, Regina Dornas Messias, explicou que essa é a terceira reunião feita neste formato integrado. “Nós começamos a perceber que em determinados momentos a escola não tinha condições de abraçar tudo. O aluno chega pra gente com problema de ansiedade, abuso, agressão, tentativa de suicídio. Isso extrapola os limites da escola. Então nós vimos a necessidade de estar mais próximos dessa rede. O aluno é um só. Ele pode ser aluno de uma escola municipal ou estadual, mas ele é morador de Barra Mansa. O objetivo é integrar isso tudo”.
Segundo Regina, são feitos estudos de caso durante o encontro para ver como essa rede está funcionando e de que forma ela pode melhorar. Dessa forma, busca-se atender o aluno tanto dentro, quanto fora da escola de uma forma plena e satisfatória.
A vice-prefeita Fátima Lima reforçou a importância da reunião e da atenção com os estudantes. “O momento pós-pandemia está sendo muito difícil porque, de certa forma, todos estão tendo a necessidade de readaptação. As crianças e os adolescentes foram muito afetados no seu desenvolvimento integral. Por isso, a rede de proteção se faz tão necessária”. Fátima informou ainda que a próxima reunião será no dia 7 de novembro, para que seja apresentado o fluxo de atendimento.
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