Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembroChico de Assis/CCS PMBM
De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, apesar da regularidade do estoque atualmente, é preciso que este seja reforçado neste fim de ano, sobretudo para atender às demandas de urgência e emergência e das cirurgias eletivas na Oncobarra e na Angiobarra.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa precisa estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, o doador deve aguardar seis meses após a realização da mesma.
Diversas são as patologias que impedem a doação, porém é necessário que o candidato vá até o Hemonúcleo para passar por uma triagem. A coordenadora do Hemonúcleo alerta que as síndromes pós-Covid e os sintomas gripais têm dificultado muito a captação de bolsas.
Quem comparecer no Hemonúcleo na Semana Nacional do Doador ganhará uma camiseta temática. “É um período de festa em homenagem aos doadores e de valorização das pessoas que ajudam a salvar vidas”, concluiu Thaís.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.