Aulas vão até sexta-feira (2 de dezembro), em quatro horários diários, com duração de uma hora e meia cadaFelipe Vieira/CCS PMBM
Todas as oficinas são ministradas em uma unidade móvel com elevador para acesso de pessoas com mobilidade reduzida, ar condicionado, iluminação interna, água e equipamentos eletrônicos. O caminhão está estacionado no estacionamento da Policlínica do bairro Nove de Abril, na Rua Álvaro Rego Millen.
O projeto recebe alunos do terceiro ao nono ano pelo fato destes já conseguirem desenvolver as atividades com facilidade, por já possuírem senso de criatividade forte e interagirem com sucesso nas propostas.
O coordenador do projeto, Diego dos Santos, explica que serão 20 oficinas, cada uma com capacidade de receber até 40 alunos. Ele ainda comenta que o objetivo da carreta é a realização de atividades ligadas ao corpo, com o movimento e com o teatro.
“A participação tem sido excelente aqui no município de Barra Mansa, nossa previsão é de receber até 1,2 mil crianças até sexta-feira e tem sido um grande sucesso, porque os meninos se soltam, é uma participação muito interativa”, disse Diego.
A professora do 4º Ano do Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, no bairro Paraíso, Fabrícia de Souza Santos, acompanhou seus alunos nas atividades na terça-feira pela manhã e destacou que após a pandemia as crianças ficaram muito conectadas à internet, e que um projeto como este é fundamental para desenvolver a imaginação e a criatividade.
“É muito importante o teatro, ajuda na comunicação, na criatividade e eles estão trabalhando com assuntos importantes de forma lúdica, o que gostei muito. As crianças gostam de teatro e com certeza eles vão voltar diferentes”, disse a professora.
Pedro Arantes, de 9 anos, aluno de Fabrícia, estava empolgado ao participar das atividades. “Gostei muito do teatro porque a gente tem imaginação para fazer essas coisas, acho melhor do que jogar no celular, a gente se mexe mais e aproveita melhor o tempo", comentou.
O presidente da FCBM, Marcelo Bravo, ressaltou que Barra Mansa está sempre de portas abertas para receber projetos assim. “O ‘Vem Com a Gente’ causa um grande impacto nas crianças, e possui uma simplicidade tremenda. Conseguimos mostrar que unidades culturais, tanto edificadas quanto móveis, são laboratórios que contribuem para o desenvolvimento educacional ampliando as possibilidades didáticas por meio de arte e cultura”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.