O Feirart reúne diversos profissionais de artesanato, que veem o programa como oportunidade de geração de rendaRafael Barreto / PMBR

Belford Roxo - A Prefeitura de Belford Roxo tem uma boa notícia para os artesãos inscritos no programa Feirart: a Secretaria Municipal de Cultura está voltando com a tradicional feira de artesanato no bairro Santa Amélia, das 8h às 18h. O retorno será neste sábado (02/10). Entre os principais produtos estarão trabalhos de pintura e decoupage (a técnica que consiste em cobrir determinadas superfícies, por meio do processo de recorte e colagem de imagens prontas como, tecidos, guardanapos, fotografias, jornais e revistas), entre outras.
Diversos produtos artesanais são expostos nas feiras, propiciando assim que a venda direta para o público - Rafael Barreto / PMBR
Diversos produtos artesanais são expostos nas feiras, propiciando assim que a venda direta para o públicoRafael Barreto / PMBR
O Feirart de Bel é um programa da Secretaria de Cultura de Belford Roxo, que atua na inserção de pessoas do mercado de trabalho, através da geração de trabalho e renda. A iniciativa conta com cerca de 30 profissionais de artesanato inscritos.
O secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes, destacou que o Feirart de Bel foi implantado em 2017, logo no início do primeiro governo do prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho. “A pandemia atrapalhou, mas estamos retornando aos poucos com este programa, que é uma grande vitrine para as artesãs e artesãos mostrarem seus trabalhos. Estamos entrando em outubro, que tem a campanha do Outubro Rosa, que é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O Feirart também tem como meta elevar a autoestima de mulheres que porventura foram acometidas pela doença. Somos uma família e uma grande rede de apoio”. Argumentou Bruno Nunes.
Terapia contra a depressão
A coordenadora do Feirart, Janete Lima, explicou que para fazer parte do programa é necessário se inscrever na Casa da Cultura e participar das oficinas. “As artesãos e os artesãos do Feirart vendem os produtos e complementam a renda. É uma boa oportunidade. Há também casos de pessoas à beira da depressão que quando participam das oficinas mudam completamente o rumo da vida e se recuperam”, arrematou.
Para se inscrever é necessário comparecer à Secretaria de Cultura (Avenida Bob Kennedy, s/n, Nova Piam), apresentar cópia da carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3 X 4 e uma pasta azul 17.