Isaías Dias da Silva frisou que a ação é importante para que os homens se cuidemRafael Barreto / PMBR

Belford Roxo - Mais uma edição especial do projeto Estação Mulher aconteceu no Hospital Fluminense, em Belford Roxo. Nesta quarta-feira (10/11), foi a vez dos funcionários – e funcionárias - da Secretaria de Conservação terem acesso aos serviços do ônibus itinerante como preventivo, retiradas de pontos, avaliação de curativos, agendamentos para mamografia, oftalmologista e urologista, teste rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, verificação de glicose, pressão, além de distribuir preservativos. Uma Unidade de Tratamento Intensivo – UTI móvel - acompanha o ônibus. Além disso, aconteceu também uma palestra sobre o novembro azul.

Adriano, Priscila, Brenda, Santoro e Mano participaram ativamente da ação - Rafael Barreto / PMBR
Adriano, Priscila, Brenda, Santoro e Mano participaram ativamente da açãoRafael Barreto / PMBR
Para a secretária de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Brenda Carneiro, aprender e se conscientizar nunca é demais. “Ações como essa foca também nos funcionários e os ajuda a cuidar de sua saúde. Esse é só o começo. Nesse mês do novembro azul trouxemos serviços para os homens, mas a mulherada não ficou de fora. Apesar do mês de outubro já ter acabado, o cuidado é o ano todo”, afirmou Brenda. A secretária especial de Atendimento à Saúde da Mulher, Priscila Musser, explicou que a Clínica da Mulher tem urologista e exames para os homens. “A unidade também está preocupada com a saúde do homem. Temos um time de especialistas aptos para o trabalho”, resumiu Priscila.

O presidente institucional do Grupo Hospitalar Fluminense, Leandro Santoro, ressaltou que nesse mês de novembro a prioridade será conscientizar os homens. “Eles precisam ter esse cuidado e perder o preconceito. Não adianta ter esse tabu e acabar em uma cama de hospital fazendo tratamento que desgasta qualquer um. Ser homem é se cuidar”, afirmou Santoro.
Funcionários da Secretaria de Conservação tiveram acesso a diversos tipos de exames - Rafael Barreto / PMBR
Funcionários da Secretaria de Conservação tiveram acesso a diversos tipos de examesRafael Barreto / PMBR
Cuidado o ano todo


“Estou feliz com o projeto e que os funcionários da minha Secretaria estão sendo atendidos. Agradeço a essa parceria de trabalho e ao prefeito Waguinho, os deputados Daniela do Waguinho (federal) e Márcio Canella (estadual)”, resumiu o secretário de Conservação, Paulo Sérgio Correia Luna, o Mano, ao lado do seu adjunto Adriano Oliveira.
Trabalhando no setor há dois anos, Isaías Dias da Silva, 44 anos, disse que muitos homens não querem se cuidar. “Mas precisamos. No nosso setor tem muitos homens que não procuram médicos. Essa ação é ótima para o incentivo. Além de que não temos tempo. Eu, por exemplo, já fui ao médico, mas não tive como continuar o tratamento com o urologista”, disse. Isaías ainda chamou a atenção para o cuidado durante o ano todo. “Não é só nos meses de conscientização, mas sempre”, finalizou.

Já Guilherme da Cruz Gomes, 28, que está no setor há oito anos, aproveitou para passar por todos os serviços. “Sempre fazemos em prol da população e esquecemos da gente. Por isso parabenizo o prefeito Waguinho pela preocupação, cuidado e por nos passar mais segurança”, finalizou Guilherme.