Juiz João Carlos de Souza Correa - Imagens de internet
Juiz João Carlos de Souza CorreaImagens de internet
Por Juarez Volotão
Búzios - O juiz João Carlos de Souza Correa, que atuou em Búzios no período dos anos de 2004 a 2012, vai responder a um processo administrativo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) por se apropriar indevidamente de uma obra de arte que pertence ao fórum do município. A obra, uma escultura de Dom Quixote, foi doada pelo artista plástico Carlos Sisternas Assumpção. O juiz foi acusado de levar a obra de arte depois que saiu daquela comarca da cidade.
A Justiça já havia determinado que o juiz devolvesse a  referida obra. Em sua defesa, o Juiz João Carlos de Souza Correa alegou que se enganou ao levar a obra para o gabinete de Bangu, para onde foi transferido. O juiz afirma que achou que essa era uma outra escultura de Dom Quixote, que ele ganhou do escultor Domingo Soto.
Publicidade
Correa levou a obra para casa após ser dispensado da 1ª Vara da Comarca de Búzios, porém o sumiço só foi notado cinco anos depois pelo próprio artista, enquanto visitava o Fórum para doação de outra escultura. João Carlos de Souza Correa não será afastado do cargo enquanto responder ao processo administrativo disciplinar.