Fórum debate situação dos ambulantes da cidade  - Câmara de Búzios
Fórum debate situação dos ambulantes da cidade Câmara de Búzios
Por O Dia
Búzios -A Câmara Municipal de Búzios realizou o Fórum de Debates Virtual para tratar da atual situação dos ambulantes da cidade. Sem permissão de trabalhar desde o fechamento do município, devido à pandemia do Coronavírus, os ambulantes pedem o retorno das atividades neste momento em que Búzios faz, gradualmente, sua flexibilização econômica.
“Quem vive da venda ambulante não tem outro trabalho, não temos outros recursos, e o que estamos cobrando hoje é um planejamento da prefeitura. Precisamos trabalhar já.”, disse o ambulante Hugo.

“Como você fica em sua casa por mais dois meses ou quanto tempo for, se não tem auxílio do município e nem cesta básica?”, questionou o ambulante Samuel.
Segundo o Secretário Municipal de Turismo Armando Ehrenfreund ainda não há uma data definida para o retorno das atividades dos ambulantes; e a abertura econômica da cidade está acontecendo gradualmente.“Me cobrar uma data precisa, a gente não tem como saber. (...)A retomada é mesmo um por um (segmento).”

A coordenadora da Procuradoria do município Bárbara Sandra de Souza Baez acrescentou que a liberação do comércio ambulante nas praias passa pela liberação das praias. “A gente ainda não tem a liberação das praias. Algumas foram liberadas para atividades físicas, mas ainda não está liberado para as pessoas passarem o dia.”, lembrou.
Outras questões tratadas no fórum foi o recadastramento dos ambulantes e a possível redução de licenças no município. Conforme Bárbara houve uma recomendação do Ministério Público Estadual para que diminuísse o número de licenças de ambulantes, sobretudo do segmento de aluguel de cadeiras e mesas. Quanto ao recadastramento, ainda não há uma data definida.

O fórum de debates foi conduzido pela presidente do Legislativo Joice Costa; e contou com a participação do Secretário de Turismo, da coordenadora da Procuradoria do município e de cinco ambulantes convidados. O debate foi transmitido ao vivo na página oficial da Câmara. A população também pôde participar virtualmente, enviando suas perguntas.