Além da baixada litorânea, que compreende os municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Saquarema, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, outras três do total de nove regiões do estado apresentaram esse resultado positivo, sendo elas: a Região Metropolitana I, que engloba a capital e a Baixada Fluminense; a Região Metropolitana II, na área de Niterói e São Gonçalo; e o Noroeste Fluminense.
De acordo com os dados divulgados, essas regiões chegaram a bandeira amarela, com dados até o dia 17 de julho, que corresponde à semana epidemiológica 27. “Esses resultados refletem a notável redução do número de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em relação às semanas epidemiológicas anteriores, com consequente redução nas taxas de ocupação de leitos destinados à covid-19", informa a secretaria.
Para enquadrar as regiões do estado nas faixas de cores são usados seis indicadores, três deles relativos à capacidade do sistema de saúde de atender os pacientes de covid-19 e três indicadores epidemiológicos, com o número de novos óbitos pela doença, casos e percentual de testes positivos em relação ao total dos exames realizados.