Boxe conquista as mulheres - Cabo Frio  - Imagem de internet
Boxe conquista as mulheres - Cabo Frio Imagem de internet
Por Juarez Volotão
Cabo Frio - Já passou o tempo em que praticar boxe era coisa de homem, isso porque cada vez mais as mulheres procuram este tipo de atividade física. Além de ser um auxílio para o emagrecimento, oferecendo treinos diferenciados, a prática proporciona melhora na postura corporal, reflexo e concentração. A autodefesa e o condicionamento físico também são um dos motivos importantes pelos quais homens e mulheres buscam a modalidade de luta.
Além disso, o boxe é um ótimo aliado contra o estresse, o que reflete no bem-estar e na qualidade de vida. O boxe exige muita força, coordenação motora, equilíbrio e agilidade por parte do aluno, ao mesmo tempo em que se deve estar preparado para receber um golpe, reagir rapidamente se esquivando ou se defendendo e tentar atacar o adversário. Durante os treinos são trabalhados todos os músculos, mas diferente do que muitos imaginam, esse esporte não deixa o corpo masculinizado, no entanto ajuda a manter um corpo definido e saudável.
Publicidade
De acordo com Juliano Baptista, treinador de boxe da 'FC Barbosa Escola de Lutas' em Cabo Frio, muitas pessoas vêem a luta e acham que vão tomar um nocaute ou sofrer um golpe que pode machucar o rosto: 'O boxe não é para pessoas que pensam em apenas competir. Algumas pessoas ainda tem um pouco de receio com a prática do boxe como se fosse uma atividade exclusiva para homens por ser um esporte de muito contato, mas a quantidade de mulheres praticando o esporte só aumenta', afirma. 
E para as mulheres que desejam ficar em forma e ainda aprender defesa pessoal, encontram no boxe a atividade física perfeita, pois ele contribui para que você se sinta mais segura e confiante, o que influencia na nossa autoestima. Para proteção é necessário o uso de bandagens, luvas e protetor bucal, e a prática garante a evolução dos golpes e o entendimento de ataque e defesa.
Publicidade
Segundo Beatriz Peixoto, proprietária da 'FC Barbosa Escola de Lutas' e também praticante da luta, a sociedade é um pouco preconceituosa com relação a mulher praticar certos tipos de esportes, principalmente boxe e jiu-jitsu: 'É de grande importância nós mulheres aprendermos a nos defender de alguma forma em situações de risco. Mas para que isso aconteça temos que procurar um profissional onde possamos aprender da forma correta. Faço também pelos benefícios a minha saúde, corpo e mente', diz ela.