CAMPOS - O gesto de uma família de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na véspera do Dia Nacional de Captação de Órgãos, celebrado nesta segunda-feira (27), vai levar esperança para as famílias de cinco pessoas que estão na fila de transplantes. A doadora foi a jovem Maria Luiza Rocha Viana, de 20 anos, vítima de um acidente de moto na sexta-feira (24).
A família dela autorizou a doação neste domingo (26). Só este ano foram realizados oito captações de órgão com o apoio do NF Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado, beneficiando 26 pessoas que aguardavam na fila de espera. Foram captados rins, córneas e fígado. A equipe do Programa Estadual Transplante (PET) chegou no final da noite deste domingo para fazer a captação dos órgãos. Hoje, segunda-feira (27) celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos.
A data, instituída pela Lei nº 11.584/2007, tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Nos últimos anos, o número de captação vem aumentando. Segundo o psicólogo Luiz Cosmeli, da equipe do NF Transplante, de acordo com os novos protocolos estabelecidos por conta da Covid-19 exigem que o doador de órgãos seja testado pela a doença.
No caso da Maria Luiza testou negativo para Covid-19, desta forma , a equipe do Programa Estadual de Transplante (PET) foi informada e chegou no final da noite para a realização do procedimento." O mais gratificante deste trabalho é que mais cinco pessoas serão beneficiadas por este gesto de amor da família" concluiu o psicólogo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.