Seguindo as tendências do Android, a empresa focou em mais opções de personalização, sugestões inteligentes e experiências mais imediatas. Como no sistema rival, os aplicativos ficam organizados em pastas e a tela inicial os separa de acordo com a frequência de uso. As atualizações na home mantêm a biblioteca de apps, mas agora o usuário pode escolher o que quer ver com destaque, bastando, para isso, acionar um "jiggle mode" (modo de agitação, em tradução livre).
Os widgets, seções dinâmicas onde são exibidas informações do clima ou calendário, por exemplo, podem ficar organizados em um único widget chamado "Smart Stack", onde um feed permite percorrer esses diferentes recursos, que podem ir se modificando ao longo do dia.
A WWDC 2020 também mostrou os "App Clips", que permitem fazer transações financeiras e tarefas básicas sem a necessidade de baixar o aplicativo completo. A previsão de lançamento é para o outono no Vale do Silício – quando é primavera no Brasil. Desenvolvedores, no entanto, já podem testar a versão beta.