Por O Dia

Vivemos basicamente nas mãos de médicos, advogados e políticos. Que dharma extraordinário têm essas pessoas! Por que se tornaram o que são? Todos o são por vocação? O mundo é feito de realizações. O teor das realizações depende do nível de consciência de cada um.

As barreiras e fronteiras, no fundo, são ilusórias. O mundo real é mais do que isso. Como cada um exerce seu dever é causa e consequência do estado das coisas em que estamos imersos. Platão que viveu aproximadamente há 2.400 anos não via a justiça predominando em sua comunidade.

Então começa a formular suas ideias de justiça - e de outras virtudes, como o bem, o belo e o verdadeiro. Para o filósofo, a ideia é a luz mais brilhante de alguma coisa. O corpo precisa de alimento. A alma também.

Como somos nutridos? Platão costumava ensinar que o corpo é nutrido pelos pais e pela natureza; a alma é alimentada pelos mestres e livros ; e que as ideias alimentam o espírito - o Uno. Ele entendia que depois de uma certa idade deveríamos nos dedicar a uma vida mais virtuosa, mais interiorizada, cultivando flores e ideias e aprendendo a vê-las com os olhos da contemplação.

Essa prática pode ser realizada no lugar mesmo em que nos encontramos. Nossa casa real é dentro de nós. Ali não há barreiras e fronteiras e podemos circular livremente pelas veredas de nossa imaginação.

Dentro de nós existe um país verdadeiro, solidário, onde todos se importam com todos e se ajudam mutuamente.

Sonhemos, cultivemos essas ideias, vivamos essa realidade. Podemos! Vamos!

Você pode gostar
Comentários