Por Fernando Mansur

Ensina 'A Tradição Esotérica' que a mais estrita e imparcial justiça rege os Mundos, pois é o resultado da Harmonia Cósmica permeável por toda parte, e quebrada apenas pelo exercício do livre-arbítrio de seres que, insensatamente e em vão, tentam desarmonizar esse equilíbrio.

O próprio coração da Natureza Universal é a compaixão ou o que muitos chamam de Amor Infinito, que significa Harmonia Infinita.

Não haveria mal ou desarmonia na Terra, se não fosse esse conflito de vontades humanas. O mal não é criado do nada. O bem não é criado do nada. O primeiro é desarmonia, o segundo é harmonia. São dois polos da mesma origem.

Que sublime é a ideia de que cada indivíduo é um Agente da Harmonia Cósmica e do destino resultante, quer o reconheça ou não. Vivemos num Universo da mais estrita ordem e regularidade, a Lei Cósmica opera em toda parte. Logo, qualquer pessoa que lança em desarmonia até a mais ínfima porção do ambiente em que se encontra, torna-se desafinada proporcionalmente com o Todo Cósmico, o qual reagirá sobre ela.

A Compaixão é a lei fundamental da Natureza. E o dever natural de todo ser humano é ajudar a Natureza e trabalhar com ela. É nosso dever ajudar os seres que compõem a Natureza.

Agradeço ao International Theosophy Conferences por ter disponibilizado esses artigos de G. de Purucker, cujos extratos compartilhei com você durante este mês.

Você pode gostar
Comentários