Por

Rio - Estamos atrasados na evolução espiritual? Seria razoável essa nossa maneira de ser? Um progresso científico extraordinário e uma ética questionável! Nossos desejos são insaciáveis. Não aceitamos a realidade. Porém agimos sem considerar as consequências, e quando elas se apresentam ficamos surpresos e reclamamos. Parece-nos estranho conviver com o Bem, o Bom e o Belo. A vida é cheia de ilusões. Uma é a de que existe algo permanente. Ninguém muda ninguém, a não ser a própria pessoa, a partir de sua vontade e consciência. Tente mudar a si mesmo, se for esse o caso.

A dor é o aguilhão que nos impele à mudança. Mas mudar em quê? Como saber? Os maiores Mestres da humanidade nos deixaram sugestões. Até agora, em vão. Olhar para fora é fácil. Difícil e oportuno é olhar para dentro de nós. Autoconhecimento, sem julgamento. Valorizamos excessivamente o dinheiro e bens materiais em geral. Nossa sociedade só pensa nisso. Quanta pobreza! Crise e oportunidade estão ligadas. Que esse momento seja útil para descobrirmos quem realmente somos e qual o principal motivo de termos nascido agora, neste país e nesta família. Será que nascemos para fazer só o que temos feito?

Pingos de luz

Perguntaram a um sábio o que é felicidade. Resposta: Felicidade consiste em ter amigos em caso de necessidade. Contentamento com as coisas como são. Mérito ao final da vida. Abandono do sofrimento. No mundo, felicidade é o respeito à mãe e ao pai. À natureza e aos santos seres. A felicidade é a virtude que persiste na velhice. Fé inabalável. Conquista da sabedoria. Abstenção de todo mal.

Você pode gostar
Comentários