Por Fernando Mansur

Rio - Existem bilhões de árvores no mundo, das espécies mais variadas, entretanto chamamos de "árvore" a todas elas. Embora sejam todas diferentes, pouco reparamos em suas peculiaridades. Passam-nos praticamente desapercebidas.

Contudo, árvores são fundamentais para a vida no planeta. Sem elas, seria praticamente impossível sobrevivermos dignamente. Pesquisas mostram sua inteligência e sensibilidade. Elas sabem como interagir entre elas e com o ambiente.

Quando olhamos para uma árvore, ela recebe logo esse nome. Mas o nome não é a coisa. Imagine-a sem essa alcunha de "árvore". Tente entrar em contato com ela sem um nome predeterminado. Cada uma é uma. Procure perceber as diferenças, sua individualidade e sinta o que acontece.

Derrubar árvores indiscriminadamente para comércio pode render dividendos, mas também gera um alto preço a pagar. Veja esse comentário feito por Helena Blavatsky, autora de A Doutrina Secreta, no século dezenove: "Basta olhar as páginas da história para ver que a ruína e a destruição final do poder nacional seguem-se à destruição das florestas, tão certamente quanto a noite segue o dia. A natureza sempre deu os meios para o progresso humano; e suas leis nunca podem ser violadas sem desastre". Termino com o alerta do índio: "O que fazemos à terra recai sobre o filho da terra". Despertemos para a unidade da vida e sejamos mais saudáveis e felizes. Podemos. Vamos!

Você pode gostar
Comentários