Por Fernando Mansur

Rio - Li um artigo bem profundo e extenso sobre as causas do sofrimento. O autor é o sr. Bhupendra R. Vora, um teósofo africano. Inicialmente, ele destaca o sofrimento no nível físico, para depois falar do sofrimento de nível psicológico, proveniente de desejos e expectativas que permanecem insatisfeitas ou são insaciáveis.

E, então, lembra o grande sofrimento dos animais que estão sendo caçados por seus chifres, presas e outros produtos, ou são submetidos à grande crueldade nos laboratórios.

Daí vem algo sobre o qual devemos refletir: em razão dessa crueldade com os animais e seres humanos, a humanidade está criando carma adicional, que resultará em mais sofrimento para ela no futuro.

O sofrimento não se restringe àqueles que não possuem riqueza ou conforto material. Faz parte também da vida daqueles que são ricos. A causa do sofrimento é a ausência de contentamento na vida.

Felicidade

 

Felicidade e contentamento não vêm de objetos materiais, mas de dentro de nós mesmos. O caminho da sabedoria é viver e se realizar no mundo com um sentido de desapego. A tranquilidade vem de não dependermos das coisas externas.

O artigo, publicado na revista Theosophia, aborda vários outros aspectos fundamentais de nossa existência e termina com esse parágrafo:

"O objetivo da vida é o desenvolvimento das potencialidades divinas que estão adormecidas dentro da consciência humana e as experiências do mundo estão predestinadas a conduzir a este objetivo."

É urgente entendermos que existem leis que governam o Universo.

Vamos!

Você pode gostar
Comentários