Arte coluna BIspo 16 outubro 2022Arte Paulo Márcio
Segundo o romancista Miguel de Cervantes, "o ser humano se transforma de acordo com o que pensa”. Logo, se os nossos pensamentos acerca de nós mesmos forem de impor limitações reais ou irreais, certamente nos transformaremos e sentiremos deficiência em vários contextos, nos colocando como inferiores, incapazes, e sem merecimento algum.
Às vezes, a pessoa justifica seus limites devido à idade que já não lhe permite determinados sonhos. Entretanto, há também os que acreditam que, a pouca instrução acadêmica, é uma fraqueza incapacitante, a timidez, o medo do novo, ou ainda que não é capaz mesmo, a ponto de se comparar a alguém que considera melhor.
Um entendimento impregnado de crenças limitantes é uma das piores prisões que existem. Os limites que uma deficiência física impõe podem ser transpostos se dentro daquele corpo habitar uma mente livre, já que a liberdade de uma pessoa é condicionada pela qualidade dos pensamentos, nunca pelas limitações do seu meio, ou de seu corpo físico. É incrível como existem pessoas presas-livres e pessoas livres-presas!
Um exemplo disso é a atitude do ex-presidente Nelson Mandela, quando sua luta por direitos civis na África do Sul o levou à prisão. Lá na ilha de Robbens, ele não desistiu do seu sonho e utilizou o tempo de confinamento para se preparar.
Embora a condenação fosse de prisão perpétua, a mente de Mandela continuava livre. Ele perseguia um propósito, e aquilo em que ele acreditava e pensava o transformaram. Quando a pena foi revogada, ele estava graduado em Direito e preparado para viver seu sonho. O limite o fez se reinventar, e não se atrofiar.
Talvez, na sua trajetória, você consiga trazer à memória alguns limites superados. E pode ser que, de acordo com o momento de vida que esteja vivendo, sua visão possa estar mais pessimista, o medo de avançar seja maior ou quem sabe a baixa autoestima está fazendo que você distorça a imagem de si mesmo.
Pare para pensar honestamente: qual é o limite que você tem estabelecido para si mesmo? O que ele tem feito na sua vida: preserva você ou o paralisa?
Apesar daquilo que o esteja impedindo de avançar, a Bíblia nos conforta e nos diz para ter bom ânimo, pois Jesus estará conosco todos os dias (Mt. 28.20). Filipenses 3:13-14: 13 "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, 14 prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
Deus te abençoe
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.