Comissão de Direito dos Animais vistoriou a Suipa semana passada - Divulgação
Comissão de Direito dos Animais vistoriou a Suipa semana passadaDivulgação
Por MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio - O presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Luiz Carlos Ramos Filho (Podemos), faz uma vistoria nas instalações da Fazenda Modelo, na manhã desta sexta-feira (13). O objetivo é apurar denúncias relacionadas ao funcionamento do abrigo. No último dia 2, Ramos Filho suspendeu a visita ao local após ter sido impedido de entrar acompanhado por ativistas da causa animal.

O vereador pretende verificar as condições dos animais abrigados, como cães, felinos e equinos. Para isso, o presidente da Comissão dos Direitos dos Animais vai vistoriar os centros de Manejo de Cães (Canil), de Gatos (Gatil) e o de Equinos (Curral). Além do ambulatório e do centro cirúrgico. O vereador ressalta que a crise financeira vem impactando de forma negativa o funcionamento de instituições que deveriam garantir os direitos dos animais. 

"A comissão vem recebendo regularmente relatos de ativistas da causa animal sobre problemas na Fazenda Modelo da Prefeitura do Rio e também da Suipa, organização não-governamental que enfrenta uma grave crise financeira", alerta Luiz Carlos Ramos Filho.

 

Vistoria na Suipa constatou condições precárias na ONG

Estoque de medicamentos vazio. Dispensa com quantidade mínima de ração. Recintos sem manutenção. Foi esse o cenário que o presidente da Comissão em Defesa dos Animais da Câmara do Rio, vereador Luiz Carlos Ramos (Podemos), encontrou em visita à Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), no Jacarezinho, na última sexta-feira. A instituição abriga cinco mil animais. A falta de recursos é a principal causa das condições precárias da instituição que está endividada e sem poder receber verbas públicas e vem mantendo os animais apenas com doações de sócios e amigos.

Tutores buscam ajuda na Suipa, que atende vários animais, apesar da falta de verba - Divulgação

"Como não pode repassar recursos por conta das dívidas da Suipa, o poder público simplesmente lavou as mãos. Não é possível fechar os olhos para a maior instituição de defesa dos animais do Rio”, afirmou o vereador Luiz Carlos Ramos filho, que criou a comissão especial de socorro a Suipa, da qual fazem parte os vereadores Felippe Michel e João Ricardo, que o acompanharam na visita.

Os três lutam em Brasília para aprovar uma lei de remissão da dívida para que a Suipa volte a receber recursos públicos. No dia 27, a instituição faz 75 anos e receberá a medalha de São Francisco de Assis, da comissão especial em defesa da Suipa, na câmara dos vereadores. “Vamos pedir que os convidados levem ração e medicamentos e se associem a instituição”, diz Ramos, que hoje assinou sua ficha de sócio da Suipa para contribuir mensalmente.

A comissão vai promover uma campanha de doações, com tendas na Cinelândia , em frente à câmara, para arrecadar ração. “Também vamos fazer uma grande campanha de adoção e pedir que as autoridades parem de encaminhar animais para a suipa, porque hoje a instituição, que é privada e sem fins lucrativos, não tem mais condições de receber outros animais”, diz Ramos filho.

Vereador se cadastrou como sócio da instituição - Divulgação

Além de atender os animais abrigados, a suipa atende a animais de pessoas carentes, com serviços de castração e atendimento veterinário. Apesar da dedicação dos funcionários, os estoques estão vazios e não há recursos para dar um melhor atendimento aos animais mais velhos, doentes e terminais. “A prefeitura, através da Subsecretaria de Defesa dos Animais e da Vigilância Sanitária, pode ajudar”, disse Ramos.

Você pode gostar