Mesmo com todo cuidado do mundo que temos com nossos pets eles costumam aprontar e acabam se machucando, para nosso desespero. Infelizmente, ainda não inventaram uma fórmula que garanta 100% a segurança deles, mas acaba de ser disponibilizado no mercado uma fórmula que ajuda a acelerar, em duas semanas, o processo de cicatrização de feridas profundas, o que ajuda a amenizar o sofrimento dos bichinhos e, consequentemente, o nosso.
Ela é feita a partir da nanotecnologia (ciência que trabalha com elemento de tamanho microscópico). A novidade, exclusiva do Grupo Tudodvet, farmácia de manipulação veterinária de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, usa fatores de crescimento - ativos que têm o poder de cicatrizarão - nanoencapsulados, ou seja, eles são transformados em partículas tão pequenas que conseguem atingir as camadas mais profundas da pele, o que permite reconstruir epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo).
A descoberta é das farmacêuticas e sócias da Tudodvet, Danielle Barcelos e Caroline Ramalho, e foi desenvolvida a pedido do veterinário Attila Kindlovits. Graças ao novo produto, um macaco Bugio (Alouatta guariba) teve uma das patas recuperada. Ele foi resgatado com o membro anterior esquerdo com uma ferida enorme, infeccionada e cheia de larvas de mosca, provavelmente provocada por choque elétrico ou pela ação de algum predador.
O tratamento começou com a nova fórmula em pó, o que permitiu uma ótima aderência na ferida úmida, como explicou Caroline. Após duas semanas, com o machucado quase cicatrizado, iniciou-se o tratamento com a mesma formulação, desta vem em forma de pomada até a completa cicatrização
Para Kindlovits, a formulação atendeu à proposta do tratamento e foi fundamental na recuperação do bugio porque evitou que o animal sofresse por mais tempo. Mas, como todo medicamento, só deve ser usado com a recomendação do veterinário. Lembre-se sempre disso!
Ainda não é inverno, mas as temperaturas já estão bem mais baixas no outono em comparação ao verão, por isso, a Zen Animal já lançou a coleção de pijaminhas. São vários modelos, entre eles, esse ao lado. Todos são confeccionados em tecido de algodão levinho, e esse tem até botãozinho. Todos os modelos cabem em cães de pequeno a grande porte e também em gatos. E para não errar no tamanho, não deixe de medir seu peludo na hora da compra. Mais informações e preço em zenanimal.com.br.
O Instituto Vital Brazil, em Niterói, produtor de soros e remédios, abre para quem quer conhecer o processo de extrações de venenos de cobras e escorpiões. A iniciativa é parte do projeto 'Um toque de ciência', que tem o objetivo de informar e educar sobre animais peçonhentos, pesquisas e questões ambientais. É de graça. Mais informações em 0800 022 1036.