Alergias em pets podem ser de origem ambiental ou alimentar - Reprodução Internet
Alergias em pets podem ser de origem ambiental ou alimentarReprodução Internet
Por MARIA INEZ MAGALHÃES

As alergias estão entre as doenças mais comuns nos animais de estimação e representam 40% das consultas veterinárias, segundo dados da fabricante de alimentos para pets Hill´s Pet Nutrition. O problema pode ser de origem ambiental ou alimentar e pode se manifestar na pele ou até em complicações gastrintestinais.

As de causa ambiental podem ser provocadas por poeira, grama e até picadas de pulgas. Há ainda as causadas por pólen, ácaros e fungos, as dermatites atópicas. Muitas vezes, as alergias são sazonais, mas podem se transformar em crônicas a ter que ser tratado por anos, como afirma Sandra Nogueira, veterinária da Hill´s Pet Nutrition.

Entre os sintomas estão coceira, vermelhidão, lambedura excessiva no local da alergia, inflamações, secreção nos olhos e ouvidos inflamados. Há casos de animais que desenvolvem feridas, têm queda de pelos e mau cheiro. O tratamento pode ser com remédios via oral e tópicos, mas Sandra garante que uma boa alimentação também ajuda, mesmo se a causa não for alimentar.

Ela explica que uma dieta rica em nutrientes ajuda na saúde da pele e pelagem e que um controle nutricional alivia os sinais, limita o desconforto do animal e melhora a aparência da pele e pelo.

E, ao notar qualquer alteração em seu animalzinho, é recomendado procurar um veterinário rápido.

MÃE DE PET TAMBÉM MERECE PRESENTE
A sugestão da Usthemp para o Dia das Mães é a linha de calçados customizados com mais de 60 estampas de diferentes de animais
A sugestão da Usthemp para o Dia das Mães é a linha de calçados customizados com mais de 60 estampas de diferentes de animaisDivulgação

No próximo domingo é Dia das Mães, e mãe de pet também é mãe. E ainda dá tempo de comprar o presente daquela que cuida do seu peludo como se fosse um filho. E pensando nisso, a marca vegana Usthemp lançou uma linha de calçados customizados com mais de 60 estampas de diferentes raças de cães e gatos e outros bichos. Eles são produzidos por encomenda. Você pode mandar sua estampa e eles fazem o tênis ou alpargata pode encomendar uma ilustração exclusiva para você. As peças são vendidas apenas online. E, cada par vendido, a Ushthemp doa ração para dois abrigos. Muito legal!!! E tem mochilas também. As peças são feitas com material livre de matéria-prima de origem animal. Mais em usthemp.com e facebook.com/Usthemp

Publicidade
AMVERJ SELECIONA ACADÊMICOS TITULARES

A Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ) está com o processo seletivo aberto para a inscrição de novos acadêmicos titulares até o próximo dia 2 de julho. Os documentos devem ser entregues na sede da AMVERJ, na Rua Maestro José Botelho 64, Vital Brazil, em Niterói, Rio. Informações em https://bit.ly/2rdVqmq ou pelo 2629-1589.