Bono começou a surfar aos cinco meses de idade e está no Livro dos Recordes - Reprodução Instagram
Bono começou a surfar aos cinco meses de idade e está no Livro dos RecordesReprodução Instagram
Por MARIA INEZ MAGALHÃES

O estado do Rio tem um litoral de 636 quilômetros. O cenário não poderia ser mais propício para termos um surfista que entrou para o Guinesse Book, o Livro dos Recordes. Que me perdoe o nosso surfista campeão Gabriel Medina, mas a coluna é do Bono, um labrador de 7 anos, que começou a surfar aos cinco meses, em Búzios, na Região dos Lagos.

As aventuras de Bono rendeu ao cão um programa de TV no Canal Off - Reprodução Instagram

O talento foi descoberto pelo seu tutor Ivan Moreira e os dois desde então correm, ou melhor, surfam mundo por aí. Tanto, que o peludo ganhou um programa só para ele no Canal Off 'Bono, o cão surfista', às segundas-feiras, às 22h, e tem 60 mil seguidores no Instagram (bonosurfdog).

 

Bono e Ivan nos Lagos Glaciais, nas montanhas peruanas, um dos episódios do programa - Reprodução Instagram

Bono tem quatro títulos mundiais e o nome no Livro dos Recordes foi escrito quando surfou a Pororoca no Maranhão por 8 minutos e 15 segundos, percorrendo uma distância de 1680 metros, em 2016. Mas tem recorde quebrado aí. Este ano ele e Ivan surfaram uma onda por 33 minutos e 7 segundos, uma distância de 10 quilômetros e 400 metros. A dupla está à espera da homologação do feito pelo Guiness.

 

Segurança no mar

Para enfrentar as ondas, O Bono usa um colete de flutuação e, em alguns casos até dois. E, mesmo sendo um exímio nadador, Ivan está sempre com ele. Os cuidados com a saúde também são importantes. Bono come ração própria para a raça e para idade dele e de ótima qualidade. Além disso, faz prevenção com colírio e produtos para os ouvidos e Ivan garante que nunca teve problema de pelo. E vai duas vezes por ano ao veterinário Paulo Freire, que sempre o acompanhou.

O talento do labrador foi descoberto por seu tutor Ivan Moreira - Reprodução Instagram

Pelas contas de Ivan e de Paulo, Bono deve conseguir surfar até os 10 anos de idade, mas tudo vai depender de como ele vai se sentir ao longo desses anos, por isso é tão importante ter uma vida saudável. Pelo visto, ainda teremos muitos recordes quebrados para comemorar.

O programa de Bono vai ao ar também em horários alternativos: terça-feira, às 9h; sexta-feira, às 11h30 e 18h; sábado, às 14h e 20h, e domingo, às 13h.

Bono já surfou por vários países participando de competições - Reprodução Instagram

PARA DIVERTIR, EXERCITAR E ALIMENTAR SEU PET
O Brinquedo Dispenser para Ração ou Petisco Peão Pawise anima seu pet
O Brinquedo Dispenser para Ração ou Petisco Peão Pawise anima seu petDivulgação

Essa é para os peludos que passam muito tempo sozinhos. O Brinquedo Dispenser para Ração ou Petisco Peão Pawise foi desenvolvido para animar e exercitar o pet ao mesmo tempo em que ele se alimenta porque o produto libera a ração ou petisco aos poucos, estimulando as atividades que ajudam a passar o tempo. É feito com borracha natural, próprio para os pets morderem. Estimula o animal a conseguir sua própria comida quando manuseia com as patas e boca, desenvolvendo habilidade física e mental ao mesmo tempo que se diverte. A partir de R$ 65,90 na cobasi.com.br.

Publicidade
MAUS-TRATOS, RESGATE E LEGISLAÇÃO

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ vai falar sobre maus-tratos, resgate e legislação de animais na próxima quarta-feira, em um evento das 15h às 20h, na sede da OAB na Avenida Marechal Câmara 150, 4o andar, no Centro do Rio. E o melhor: é de graça. A programação terá a participação de vários especialistas nos temas propostos. Haverá  transmissão do programa ao vivo no canal do YouTube da OAB/RJ no link https://www.youtube.com/channel/UCG7CQOpoAY3tF0GjNrSUi8Q. Mais informações em facebook.com/cpda.oab/.