É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Pets podem usar roupinhas de frio para se aquecer

Mas tutores devem ficar a tentos se tecidos não causam alergias. Cuidados com filhotes no inverno devem ser redobrados

Por MARIA INEZ MAGALHÃES

Pets podem usar roupinhas no inverno, mas é preciso ficar atento aos problemas de pele
Pets podem usar roupinhas no inverno, mas é preciso ficar atento aos problemas de pele -

Estamos no inverno, porém nosso frio não é tão rigoroso, mas é aí que mora o perigo. Você pode não sentir tanto frio, mas o seu pet, sim, e eles precisam de cuidados especiais e roupinha é um deles. As dicas do que usar e os cuidados que se devem ter são da veterinária Julia Oliveira de Camargo, da Dog Saúde, clínica veterinária em Jundiaí, São Paulo. Segundo ela, as roupinhas podem ser usadas em qualquer pet porque ajuda a aquecer, mas principalmente nos de pelo curto, que sentem mais frio.

Julia afirma que, como nós, os pets podem usar roupinhas de qualquer tecido, mas a profissional alerta que é preciso ficar atento aos tipos porque alguns podem causar alergia nos animais, até mesmo os tecidos de algodão. A coceira é o principal sintoma, e queda de pelo também pode ser um indicativo do problema. Há casos que podem evoluir até para feridas e sangramentos. Nesse caso, nada de roupinhas e procure um veterinário.

Animais que já são alérgicos, seja cão ou gato, devem ficar longe das roupinhas - Reprodução Internet

Acessórios como gorros e sapatinhos também podem ser usados, desde que se tenham os mesmos cuidados que com as roupinhas.

Julia não indica roupinhas quando o animal apresenta feridas na pele. Para que a cicatrização não demore, o local precisa estar aberto, para que haja oxigenação. E se o pet, seja cão ou gato, já tem alergia, o ideal é ficar longe das roupinhas. Para mante esses animais aquecidos, Julia recomenda que eles fiquem eum um ambiente mais quentinho junto a almofadinhas e cobertas.

E uma dúvida que muita gente tem. Toda pelagem protege do frio? Segundo Julia, depende. As raças de países frios, como Husky Siberiano e Akita, possuem pelagens que ajudam a mantê-los aquecidos. Por outro lado, os cães Poodle e Maltês são raças mais sensíveis, que naturalmente sentem mais frio.

Filhotes são mais frágeis e devem ficar em ambientes aquecidos e com mantinhas - Reprodução Internet

E os cuidados nessa estação do ano com os filhotes devem ser ainda maiores. Por eles serem mais frágeis e terem menos gordura corporal, sentem mais frio e, consequentemente, são muito sensíveis e suscetíveis a doenças. Eles devem ficar também em um ambiente aquecido com mantinhas.

Tremedeira, ficar encolhido ou escondido e procurando lugar quente são alguns dos sinais de que seu pet está com frio. Fique atento!

SIMBORÁ DE ZEN ANIMAL PRO ARRAIÁ, SINHÁ!

Vestido Sinhá, na Zen Animal, em algodão, chita e com fitas coloridas. Disponível em P, M e G - Divulgação

Simbora curtir um 'aurraiá', que ainda está em tempo, sô! Para ir à festa a caráter e fazer bonito a Zen Animal preparou vários modelitos caipiras, tanto para eles quanto para elas, como esse modelo Sinhá (foto). O vestido tem o corpo em malha viscose e saia dupla em chita de algodão. E as fitas coloridas completam o visual. Disponível em P, M e G. Veja mais detalhes, outros modelos e acessórios em zenanimal.com.br. Anarriê, cumpadi!

LINHA VERDE PARA DENÚNCIAS CONTRA MAUS-TRATOS

O Linha Verde do Disque-Denúncia para crimes ambientais, recebeu, nesse primeiro semestre, mais de 4.600 denúncias. Desse total, 2.693 foram de maus-tratos a animais, extração irregular de árvores e mineral e desmatamento. Vamos continuar denunciando: 0300 253 1177 (interior), 2253 1177 (capital) ou pelo aplicativo 'Disque Denúncia RJ'. Anonimato é garantido.

RIOZOO ABERTO NAS FÉRIAS MESMO EM OBRAS

Apesar da estar passando por uma grande reforma que o transformará em bioparque, o RioZoo estará, excepcionalmente, esse mês, aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. É uma ótima oportunidade para a criançada matar as saudades dos animais e se divertir. Parque da Quinta da Boa Vista, S/N. Mais informações em riozoo.com.br/.

ME LEVA?!

Marcelinho tem 3 anos e está no Paraíso dos Focinhos à espera de sua família - Divulgação

Oi. Sou o Marcelinho. Olha como sou lindo! Tenho 3 anos e sou saudável. Estou castrado, vacinado e sou negativo para FIV/FELV. Vem me buscar: queroadotar@paraisodosfocinhos.com.br. Estou no Paraíso dos Focinhos esperando por você.

SHOPPING SÃO GONÇALO AGORA É PET FIRENDLY

O Shopping São Gonçalo é o mais novo estabelecimento comercial pet friendly da cidade. Nos seus corredores, há dispensers com saquinhos e papel para que os donos possam limpar o xixi e as fezes do cão. E animais de qualquer porte são bem vindos mas, pelo menos, com a guia. Mais informações em saogoncaloshopping.com.br.

Galeria de Fotos

Pets podem usar roupinhas no inverno, mas é preciso ficar atento aos problemas de pele Reprodução Internet
Animais que já são alérgicos, seja cão ou gato, devem ficar longe das roupinhas Reprodução Internet
Filhotes são mais frágeis e devem ficar em ambientes aquecidos e com mantinhas Reprodução Internet