Cicero ganha um lambeijo da Mel - Arquivo Pessoal
Cicero ganha um lambeijo da MelArquivo Pessoal
Por MARIA INEZ MAGALHÃES
Olá. Deu saudades e voltei. E, sempre aos domingos, estarei aqui falando tudo sobre o mundo dos animais. E assunto não vai faltar. Para comemorar esse retorno vamos falar de uma das maiores manifestações de afeto: o beijo, no caso, aqui, o lambeijo. Quando nascem, os filhotes são lambidos pelas mães para passar o cheiro delas, que repetem o gesto em busca de carinho e proteção. Na relação com os humanos não é diferente. Se o animal lambe o tutor e tem uma resposta positiva, associa o gesto a uma forma de aproximação. É o jeitinho dele de estreitar relação!
Segundo a médica Larissa Seibt, do Grupo Petz, quando o tutor e o animal estão saudáveis dificilmente o contato trará riscos, mas eles existem. Por isso, é importante manter a saúde do seu pet. Algumas bactérias presentes na saliva do peludo podem causar infecções de pele e linfonodos evoluindo para um quadro grave. Então, se você não gosta de lambidas, não seja receptivo ao gesto. Mas, se reage com simpatia, vai ter lambeijo, sim. E, para que isso aconteça com segurança, Larissa dá dicas: levar o pet sempre ao Veterinário; manter as vacinas e a vermifugação em dia; controlar pulgas e carrapatos e escovar os dentes deles. Lambeijos para vocês.
Publicidade
Lambidas de pets tem prós e contras - Reprodução da internet
LIMPA, HIDRATA E PERFUMA SEU PET
Publicidade
Essa dica dá até vontade de usar na gente. É o xampu e condicionador da Tudodvet (tudodvet.com.br) com óleo de arghan, extrato retirado de nozes encontradas apenas no Marrocos. Muito chique, não?! Os produtos, além de limpar e hidratar os pelos do seu pet e ainda deixa seu peludo com um cheirinho delicioso. Preço sob consulta.
Xampu e condicionador com óleo de arghan da Tudodvet para pets - DIVULGAÇÃO
Publicidade
UM PARAÍSO ESPECIAL PARA OS CAVALOS
Ajude a ONG Paraíso dos Focinhos, no Rio de Janeiro, a ampliar a ajuda aos animais participando da vaquinha virtual. Até amanhã você pode doar qualquer valor, que será usado na construção de um espaço para cavalos. Doando, você ainda ganha brindes. Saiba mais em facebook.com/oscipparaisodosfocinhos/
Publicidade
VIGILÂNCIA CONTRATA VETERINÁRIOS
Estão abertas, até a próxima quinta-feira, as inscrições para 35 vagas temporárias para médicos-veterinários na Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio. Clique em rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4144698/4237283/91136.pdf e boa sorte!
Publicidade
ME LEVA
Baby é um gatão fofo, carinhoso e muito tranquilo. Ele foi resgatado após ser atropelado. Passou por cirurgia e se recuperou superbem, mas desde então aguarda uma família! Tem 4 anos, é negativo para Fiv/Felf, castrado, vermifugado. Ele esá na Associação Quatro Patinhas: contato@quatropatinhas.com.br.
Publicidade
Baby está para adoção na Associação Quatro Patinhas - Divulgação
MEIO AMBIENTE
Publicidade
Todos os anos são despejadas oito milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Clique em promo.wwf.org.br/plastico e assine a petição, que será entregue no próximo encontro global da ONU. Vamos ajudar a salvar a vida marinha!