É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Banho no pet nesse frio? Só se for a seco

Água nem pensar. São muitas as maneiras de manter seu pet limpinho no inverno: talco, spray líquido, gel e lenço umedecidos.

Por O Dia

O banho a seco pode ser dado de várias maneiras: talco, spray líquido, gel e lenços umedecidos
O banho a seco pode ser dado de várias maneiras: talco, spray líquido, gel e lenços umedecidos -
Confesso que nesse frio tomar banho é uma das piores coisas para mim. Acho que se os peludos falassem diriam 'concordo'. Mas, ao contrário da gente, eles têm alternativa à água. É o banho seco, que pode ser de vários tipos: talco, spray líquido, gel e lenços umedecidos.
A veterinária e conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio (CRMV-RJ), Márcia Andréa de Oliveira Souza, diz que essa opção é ótima, inclusive para limpar as patinhas após os passeios. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é consultar um veterinário para saber se o peludo pode ou não tomar banho a seco. É que, segundo ela, alguns podem apresentar alergias ao produto.
No frio, para manter o pet limpinho o ideal é dar banho a seco - Reprodução Internet
Mas, liberado o procedimento, ele pode ser feito uma vez por semana, a cada 15 dias ou a critério do veterinário, porque cada pet tem suas particularidades, como pelos longos, curtos, claros, escuros... E depois do banho a seco é preciso sempre escovar os pelos.
Outro cuidado é com produtos com fragrâncias. Márcia explica que o ideal é escolher aqueles com pouco cheiro. Capim-limão, lavanda e camomila são os preferidos dos pets porque, cientificamente, está provado que essas essências promovem conforto e bem estar-estar.
A veterinária diz que o banho a seco pode ser dado em qualquer estação do ano e lembra que ele é uma alternativa à escassez de água em que vivemos. Ótima dica!
 
ALERGIAS
Use toalha e, se puder, secador de cabelo para garantir uma secagem completa - Reprodução Internet
Já para os peludos alérgicos ao banho seco, a alternativa ao banho com água para os dias de frio é uma boa escovação. A veterinária diz que o produto também deve ser comprado de acordo com a pelagem do animal. É preciso observar, ainda, se a escova não vai machucar a pele do pet. A escovação ajuda na circulação, deixam os pelos mais brilhosos e sedosos.
Se, de todas as alternativas apresentadas a água continuar a ser a opção para o banho no frio, Marcia diz para nunca usar água quente. O certo é quebrar a alta temperatura, principalmente para os pets pequenos e de pelo curto.
O que não pode é não tomar banho, não é?!

Os tapetes térmicos vão deixar os pets protegidos da friagem e bem quentinhos - Divulgação Zen Animal
NOVIDADE QUENTE SÓ NA ZEN ANIMAL
E por falar em frio, a Zen Animal tem uma novidade quentinha para os peludos. Uma não, três. São os tapetes térmicos que vão deixar os pets protegidos da friagem. Os produtos são uma exclusividade da empresa. O Tapete Térmico de Auto Aquecimento é de algodão no interior e se mantém aquecido quando os bichos deitam sobre ele. O Tapete com Gel Térmico para Microondas é só colocar alguns minutos no equipamento e pronto. Já o Disco Quente para Microondas basta retirar a capinha, colocar por alguns minutos no microondas e colocar a capinha de volta. Mais em zenanimal.com.br. 
EDUCAÇÃO PRÓ-ANIMAL É TEMA DE EVENTO NA OAB/RJ
A importância da educação pró-animal é o tema do evento gratuito promovido pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OBA/RJ, que acontece nesta terça-feira, no plenário da Ordem. Haverá uma mesa redonda com a participação de vários profissionais coordenada pelo presidente da comissão, Reynaldo Velloso. Haverá transmissão ao vivo pelo youtube. Av. Marechal Câmara 150, 4º andar, Centro do Rio.
 
ADOÇÃO E VACINAÇÃO EM CAXIAS
O Caxias Shopping, em parceria com o projeto Apaixonados por Quatro Patas, promoverá no próximo sábado mais uma edição da campanha solidária de adoção e vacinação de cães e gatos, o “Busucão”. A ação acontecerá ao lado do estacionamento de motos, na entrada principal do shopping, das 10h às 16h. Quem quiser vacinar o pet deve retirar uma senha no local. Os organizadores solicitam uma colaboração de R$ 10 para cada tipo de vacina para que o projeto possa ampliar sua atuação. Rodovia Washington Luiz 2.895. Duque de Caxias. RJ. Informações Telefone: (21) 2430-5110 ou WhatsApp: (21) 9-9305-3611.
 
ME LEVA?!
Floriano está no Paraíso do Focinhos - Divulgação
Oi. Sou o Floriano e estou tristinho. É que ainda não conseguir um lar. Tenho 1 ano, e tenho muita energia, adoro brincar com meus amiguinhos e receber carinho das tias. Estou na ONG Paraíso dos Focinhos de patinhas cruzadas e coração aberto esperando por uma família. Estou castrado e vacinado. Para me levar é só escrever para queroadotar@paraisodosfocinhos.com.br
 
DE GRAÇA! O Instituto Jorge Vaitsman, em São Cristóvão, faz castração e vacinação antirrábica em cães e gatos de graça. O atendimento segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Galeria de Fotos

O banho a seco pode ser dado de várias maneiras: talco, spray líquido, gel e lenços umedecidos Reprodução Internet
Floriano está no Paraíso do Focinhos Divulgação
No frio, para manter o pet limpinho o ideal é dar banho a seco Reprodução Internet
Os tapetes térmicos vão deixar os pets protegidos da friagem e bem quentinhos Divulgação Zen Animal
Use toalha e, se puder, secador de cabelo para garantir uma secagem completa Reprodução Internet

Comentários