É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Castração: há vagas para cirurgia de felinos no Instituto Jorge Vaitsman

Mas Vigilância Sanitária faz um apelo: agendou? Compareça! O órgão registrou 30% de faltas nas marcações, o que impede o atendimento a outros animais

Por O Dia

A castração de cães e gatos no Instituto Jorge Vaitsman é de graça
A castração de cães e gatos no Instituto Jorge Vaitsman é de graça -
O Instituto Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, no Rio, ainda tem 83 vagas para castração de felinos machos. Corre lá para marcar! Mas não pode agendar e não ir! Ao fazer isso, você vai tirar a vaga de quem precisa do serviço, ou seja, outros animais estão deixando de ser atendido, o que não é certo. E isso tem acontecido muito e está comprometendo esse trabalho que é tão essencial para a saúde pública e dos animais. 
A abertura de vagas para castração acontece sempre no quinto dia útil de cada mês e o agendamento é feito no instituto. 
Segundo a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, as ausências para castração de felinos e cães chegou a 30% no mês passado, justamente quando o órgão triplicou o número de vagas para o procedimento. Agora, dão 1.200 cirurgias por mês. Diante desse quadro de faltas, a Vigilância Sanitária faz um apelo à população para que se conscientizem de que castrar é um ato de amor e que precisa ser levado a sério. Agendou? Compareça!
"Sabemos que imprevistos acontecem. Mas a castração faz parte da posse responsável, e o dono precisa levar a sério. Tamanha a importância desse procedimento para a vida mais saudável do animal, minimizando riscos até para outros bichos que o município vem investindo na ampliação da castração, que também é um ato de amor", alerta a médica-veterinária Patrícia Nuñez, coordenadora de Zoonoses da Vigilância.

A veterinária explica que, se não puder comparecer no dia marcado, o tutor do animal deve procurar a unidade para reagendar a cirurgia. Basta o tutor do animal chegar ao Instituto a partir das 8h, com comprovante de residência e CPF, e agendar a castração.  


Serviço:

Instituto Jorge Vaitsman

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120 - São Cristóvão

Agendamento gratuito de segunda a sexta-feira, a partir das 8h

Informações: http://www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/ijv
 
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários