Os primeiros fios brancos aparecem no entorno dos olhos e no focinho - Reprodução Internet
Os primeiros fios brancos aparecem no entorno dos olhos e no focinhoReprodução Internet
Por O Dia
Lá em casa, os pets (um gato e dois cães) já estão idosos. Um dia desses, observando Chico, o gato, que é frajola, percebi que a parte do pelo preto dele está com alguns fios brancos. E pensei: os cães e gatos também ficam grisalhos com o passar do tempo como nós? Ficam, foi o que me respondeu o veterinário Rogério Lobo, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do RJ (Anclivepa-RJ). 
Chico, que está com 7 anos, já está com alguns pelos brancos - Arquivo pessoal
Publicidade
E os primeiros pelos brancos neles aparecem no focinho e ao redor dos olhos em torno dos 7 anos. Depois dessa informação fui correndo olhar os meus. Os pelos brancos nos pets são provocados pelos melanócitos - células responsáveis pela produção de melanina (pigmento que da cor a pele e aos pelos), que param de funcionar gradativamente com o passar da idade.
E sabe aquela máxima que diz que preocupação dá cabelos brancos? Isso também serve para os cães e gatos. Acredite! O veterinário explica que essas células estão muito suscetíveis ao sistema nervoso central, ou seja, estresse, ansiedade, medo ou outras alterações comportamentais podem fazer com que os pelos brancos apareçam em animais jovens.
Publicidade
Pets começam a ficar grisalhos a partir dos 7 anos - Reprodução Internet
Em casos que fujam ao processo natural de envelhecimento dos pets, como queda excessiva dos pelos, coceira, descamação da pele, entre outros sintomas, Lobo diz que é necessário procurar um veterinário para saber as causas e tratar.
Publicidade
Uma pena que ainda não criaram para os pets o app que os envelhecem antes do tempo como aconteceu nas últimas semanas em nossas redes sociais. Assim, saberíamos como nossos peludos ficariam velhinhos. Mas uma coisa é certa: novos ou velhos eles são fofos do mesmo jeito!
*Essa coluna é dedicada ao nosso labrador preto Chimu, que virou estrelinha aos 12 anos, em 2013, e que tinha a "barba" branca!    
Publicidade
 
A VIDA MARINHA COMO CENÁRIO PARA OBRA INFANTIL
Publicidade
"Um Novo Par' foi escrito pela jornalista Mariana Müller - Divulgação
Hoje tem apresentação do livro 'Um Novo Par', de Mariana Müller, às 11h, no Modernistas Hospedagem e Arte, em Santa Teresa, no Rio. no endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 39, Santa Teresa. Ambientado em um cenário marinho, a obra infantil, escrita pela jornalista e contadora de histórias, narra a saga de um par de botas de borracha de um pescador que, na adversidade, encontra um novo destino e novas amizades que as ajudam a superar uma brusca mudança. A obra também aborda a questão da educação ambiental e promove a conscientização sobre a presença do lixo descartado indevidamente que chega aos oceanos, prejudicando a vida marinha. A entrada é uma garrafa plástica a menos na natureza. Traga a sua e vamos fazer arte. Rua Paschoal Carlos Magno 39. O livro está à venda nas principais livrarias do país.
Publicidade
 
'SUIPANOS' À ESPERA DE UMA FAMÍLIA 
Publicidade
No próximo sábado tem pets da Suipa esperando por um lar na feira de adoção da Academia Marques Gym, no Engenho de Dentro, na Rua Adolfo Bergamini 324. O evento é das 9h30 às 14h. Os peludos da Suipa precisam muito de ajuda e doações. Saiba mais como ajudar em https://suipa.org.br/.
 
Publicidade
HOJE TEM ARRAIÁ DA ASSOCIAÇÃO QUATRO PATINHAS 
É hoje a festa julina da Associação Quatro Patinhas em prol dos peludos da ONG e, claro, o evento é dog friendly com entrada gratuita. A farra é das 11h às 18h, no Clube de Regatas Boqueirão do Passeio, na Rua Jardel Jércolis 50, Glória. Além de muita comida gostosa (vegetariana e vegana) e diversão, tem lembrancinhas, presentinhos para os peludos, atividades para as crianças, palestras e peludos para adoção. Anarriê!
Publicidade

ME LEVA?! 
Publicidade
Oi. Sou a Babi, tenho 1 ano e estou pronta para conhecer minha nova família. É você? Estou na ONG Focinhos de Luz onde cheguei em estado extremo de desnutrição, mas agora estou linda, não? Desculpem a modéstia, mas é verdade. Estou vacinada e castrada. Sou de porte médio para pequeno. Quer me levar? Mande um e-mail para contato@focinhosdeluz.com!

Babi está na ONG Focinhos de Luz - Divulgação
Publicidade
VOLUNTÁRIO. 
Já pensou em fazer parte de um time que arregaça as mangas para garantir a sobrevivência do planeta?Então, clique em https://www.greenpeace.org/brasil/participe/trabalhe-conosco/  e saiba como ser um voluntário do Greenpeace Brasil