Cães idosos precisam de alimento especial para a idade - Internet
Cães idosos precisam de alimento especial para a idadeInternet
Por O Dia
Na semana passada falamos dos pelos brancos dos pets, primeiro sinal de envelhecimento. E, assim como nós, nessa fase da vida eles precisam de cuidados especiais. E a alimentação é fundamental para os cães e gatos idosos. Natália Lopes, head de comunicação e assuntos científicos da Royal Canin no Brasil, e Amanda Corrêa, médica veterinária da Mars Petcare Brasil, deram as dicas sobre o assunto.
A classificação para pet idoso varia se o animal é gato ou cão, que varia também de acordo com o porte. Os de raça pequena iniciam essa fase entre 8 e 10 anos. Já os grandes e gigantes, entre 5 e 8. O felinos possuem um cálculo diferente porque amadurecem muito mais rápido nos primeiros anos de vida. Os bichanos passam a ser idosos a partir dos 8 anos de idade.
Publicidade
Ração para seniores tem nutrientes que ajudam a desacelerar o envelhecimento - Internet

Muitos são os fatores que influenciam na capacidade dos pets nessa fase da vida e, embora a genética e o ambiente em que vivem desempenhem um papel importante na velocidade do seu envelhecimento, algumas precauções como uma alimentação de alta qualidade podem desacelerar o processo. Por essa razão, a fórmula de alguns alimentos garante ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do animal, como a manutenção do tônus muscular, do peso ideal e uma digestão mais fácil.

Os alimentos para animais seniores possuem uma formulação diferenciada, pois certos ingredientes na composição tornam-se decisivos para a saúde do animal. A proteína de alta qualidade ajuda na manutenção da massa muscular. Já a gordura proporciona pele e pelo mais saudáveis. A fibra auxilia no bom funcionamento do intestino e permite uma excelente absorção de nutrientes e, os antioxidantes, além de protegerem o sistema imunológico, ajudam o corpo a se livrar dos radicais livres. Vale lembrar que há algumas peculiaridades quanto a vitaminas e complementos presentes nas fórmulas, que variam conforme as marcas e empresas fabricantes. 
Alimentos úmidos facilitam a mastigação de pets idosos - Internet


E, com a idade, os pets seniores podem perder um pouco do apetite por vários motivos, entre eles problemas orais, o que dificulta a mastigação. Alguns, inclusive, não possuem mais parte da dentição. Portanto, para os animais idosos é importante oferecer alimentos mais palatáveis. Os úmidos, em patê ou sachê, são uma ótima forma de nutrir os idosos porque são muito mais macios e absorvidos com facilidade.

Sobre a quantidade adequada para cães e gatos idosos as veterinárias explicam que é recomendado sempre observar as indicações das embalagens. No entanto, como os cães seniores, geralmente, comem menos que os mais jovens, é importante fornecer duas ou três refeições por dia. Dessa forma, a porção oferecida é menor e, consequentemente, mais fresca e atraente. Refeições menores e mais numerosas aceleram o metabolismo do cão, o que irá ajudá-lo a manter o peso ideal.

Gatos, por sua vez, tendem a ser mais criteriosos. É conveniente que os felinos idosos se alimentem várias vezes ao longo do dia, ingerindo pequenas quantidades de comida, porém sempre no mesmo horário e local pois são animais que gostam de rotina. Além disso, alimentos úmidos ou umedecidos também são ótimos, pois incentivam o aroma e sabor das refeições.
Publicidade
Pets são considerados idosos a partir de 5 dependendo da raça - Internet


E, sobre complementar a alimentação dos pets com alguma vitamina ou comida especial isso fica a critério do seu veterinário. Só o profissional poderá dizer.

Um alimento especialmente formulado para essa fase da vida de nossos pets vai ajudar a mantê-los ativo, saudáveis e felizes. 
CERVEJA BOA PRA CACHORRO
Publicidade
Cervejaria Colorado lançou a bebida Cãolorado para cachorros - Divulgação
Que tal sair com seu grande parceiro para tomar umas? Agora já pode. É que a Cervejaria Colorado acabou de lançar a Cãolorado, cerveja especial para cães. Mas, é claro, os pets não podem consumir bebida alcóolica. A Cãolorado é feita com extrato de malte e levedo de cerveja nos sabores carne e frango. A bebida é uma proteína líquida fabricada sem teor alcoólico, rica em vitaminas e fibras e foi desenvolvida por especialistas do mundo animal e não passa pela fermentação. E ela pode ser saboreada com os deliciosos biscoitos caninos de bagaço de malte 100% natural também da Colorado. A Cãolorado foi produzida em parceria com a Blue Hops e com a Padaria Pet e está à venda nos principais pet shops do país. Agora, não tem mais desculpa para não brindar com seu cachorro. Saúde! 
FEIRA DE ADOÇÃO NO SHOPPING DOWNTOWN

Para incentivar a adoção de animais, o evento pet friendly Sabores da Roça Downtown terá pets da Focinhos de Luz esperando por um lar no shopping nos próximos dias 03 e 04, das 12h às 17h30. Os animais estão castrados. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, levar cópias do RG e/ou CPF e comprovante de residência. Av. das Américas 500, Barra da Tijuca.

CAMPANHA 'CARA DE UM FOCINHO DO OUTRO'
Publicidade
A coleção do Dia dos Pais da Leader do Rio terá parte da renda revertida para a ONG Paraíso dos Focinhos. A coleção tem quatro camisetas de estampas para os pais combinando com lenços feitos para os bichinhos de estimação. A ONG abriga cerca 270 animais com histórico de maus-tratos e abandono. As peças da mini coleção estarão em todas as lojas da magazine, no estado do Rio. Mais em lojasleader.com.br/
ME LEVA?!
Publicidade
Bon Jovi está na Associação Quatro Patinhas - Divulgação
Oi, sou o Bon Jovi, um gato rockstar! Sou carinhoso, tranquilo e lindo, claro. Me dou bem com outros gatos e estou no abrigo desde filhote esperando um lar. Estou com 3 anos, castrado, vacinado, vermifugado, negativo para Fiv e Felv. Para me levar, mande e-mail para contato@quatropatinhas.com.br
Publicidade
Mas somente lares seguros, com telas.
GAIOLA, NÃO! Milhões de animais silvestres são criados em cativeiro ou roubados da natureza para servirem como bichos de estimação. Ao contrário dos cães e gatos, eles não passaram por um processo de domesticação e isso compromete seu bem-estar e põe em risco a saúde humana e ao meio ambiente.  Nenhum animal silvestre tem suas necessidades inteiramente atendidas em um ambiente doméstico. Entre em worldanimalprotection.org.br e saiba como ajudar a mudar essa realidade.