É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Pets idosos precisam de alimento adequado para a idade

A genética e o ambiente em que vivem influenciam na velocidade do envelhecimento do animal, mas uma alimentação de alta qualidade podem desacelerar o processo

Por O Dia

Cães idosos precisam de alimento especial para a idade
Cães idosos precisam de alimento especial para a idade -
Na semana passada falamos dos pelos brancos dos pets, primeiro sinal de envelhecimento. E, assim como nós, nessa fase da vida eles precisam de cuidados especiais. E a alimentação é fundamental para os cães e gatos idosos. Natália Lopes, head de comunicação e assuntos científicos da Royal Canin no Brasil, e Amanda Corrêa, médica veterinária da Mars Petcare Brasil, deram as dicas sobre o assunto.
A classificação para pet idoso varia se o animal é gato ou cão, que varia também de acordo com o porte. Os de raça pequena iniciam essa fase entre 8 e 10 anos. Já os grandes e gigantes, entre 5 e 8. O felinos possuem um cálculo diferente porque amadurecem muito mais rápido nos primeiros anos de vida. Os bichanos passam a ser idosos a partir dos 8 anos de idade.
Ração para seniores tem nutrientes que ajudam a desacelerar o envelhecimento - Internet

Muitos são os fatores que influenciam na capacidade dos pets nessa fase da vida e, embora a genética e o ambiente em que vivem desempenhem um papel importante na velocidade do seu envelhecimento, algumas precauções como uma alimentação de alta qualidade podem desacelerar o processo. Por essa razão, a fórmula de alguns alimentos garante ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do animal, como a manutenção do tônus muscular, do peso ideal e uma digestão mais fácil.

Os alimentos para animais seniores possuem uma formulação diferenciada, pois certos ingredientes na composição tornam-se decisivos para a saúde do animal. A proteína de alta qualidade ajuda na manutenção da massa muscular. Já a gordura proporciona pele e pelo mais saudáveis. A fibra auxilia no bom funcionamento do intestino e permite uma excelente absorção de nutrientes e, os antioxidantes, além de protegerem o sistema imunológico, ajudam o corpo a se livrar dos radicais livres. Vale lembrar que há algumas peculiaridades quanto a vitaminas e complementos presentes nas fórmulas, que variam conforme as marcas e empresas fabricantes. 
Alimentos úmidos facilitam a mastigação de pets idosos - Internet


E, com a idade, os pets seniores podem perder um pouco do apetite por vários motivos, entre eles problemas orais, o que dificulta a mastigação. Alguns, inclusive, não possuem mais parte da dentição. Portanto, para os animais idosos é importante oferecer alimentos mais palatáveis. Os úmidos, em patê ou sachê, são uma ótima forma de nutrir os idosos porque são muito mais macios e absorvidos com facilidade.

Sobre a quantidade adequada para cães e gatos idosos as veterinárias explicam que é recomendado sempre observar as indicações das embalagens. No entanto, como os cães seniores, geralmente, comem menos que os mais jovens, é importante fornecer duas ou três refeições por dia. Dessa forma, a porção oferecida é menor e, consequentemente, mais fresca e atraente. Refeições menores e mais numerosas aceleram o metabolismo do cão, o que irá ajudá-lo a manter o peso ideal.

Gatos, por sua vez, tendem a ser mais criteriosos. É conveniente que os felinos idosos se alimentem várias vezes ao longo do dia, ingerindo pequenas quantidades de comida, porém sempre no mesmo horário e local pois são animais que gostam de rotina. Além disso, alimentos úmidos ou umedecidos também são ótimos, pois incentivam o aroma e sabor das refeições.
Pets são considerados idosos a partir de 5 dependendo da raça - Internet


E, sobre complementar a alimentação dos pets com alguma vitamina ou comida especial isso fica a critério do seu veterinário. Só o profissional poderá dizer.

Um alimento especialmente formulado para essa fase da vida de nossos pets vai ajudar a mantê-los ativo, saudáveis e felizes. 
CERVEJA BOA PRA CACHORRO
Cervejaria Colorado lançou a bebida Cãolorado para cachorros - Divulgação
Que tal sair com seu grande parceiro para tomar umas? Agora já pode. É que a Cervejaria Colorado acabou de lançar a Cãolorado, cerveja especial para cães. Mas, é claro, os pets não podem consumir bebida alcóolica. A Cãolorado é feita com extrato de malte e levedo de cerveja nos sabores carne e frango. A bebida é uma proteína líquida fabricada sem teor alcoólico, rica em vitaminas e fibras e foi desenvolvida por especialistas do mundo animal e não passa pela fermentação. E ela pode ser saboreada com os deliciosos biscoitos caninos de bagaço de malte 100% natural também da Colorado. A Cãolorado foi produzida em parceria com a Blue Hops e com a Padaria Pet e está à venda nos principais pet shops do país. Agora, não tem mais desculpa para não brindar com seu cachorro. Saúde! 
FEIRA DE ADOÇÃO NO SHOPPING DOWNTOWN

Para incentivar a adoção de animais, o evento pet friendly Sabores da Roça Downtown terá pets da Focinhos de Luz esperando por um lar no shopping nos próximos dias 03 e 04, das 12h às 17h30. Os animais estão castrados. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, levar cópias do RG e/ou CPF e comprovante de residência. Av. das Américas 500, Barra da Tijuca.

CAMPANHA 'CARA DE UM FOCINHO DO OUTRO'
A coleção do Dia dos Pais da Leader do Rio terá parte da renda revertida para a ONG Paraíso dos Focinhos. A coleção tem quatro camisetas de estampas para os pais combinando com lenços feitos para os bichinhos de estimação. A ONG abriga cerca 270 animais com histórico de maus-tratos e abandono. As peças da mini coleção estarão em todas as lojas da magazine, no estado do Rio. Mais em lojasleader.com.br/
ME LEVA?!
Bon Jovi está na Associação Quatro Patinhas - Divulgação
Oi, sou o Bon Jovi, um gato rockstar! Sou carinhoso, tranquilo e lindo, claro. Me dou bem com outros gatos e estou no abrigo desde filhote esperando um lar. Estou com 3 anos, castrado, vacinado, vermifugado, negativo para Fiv e Felv. Para me levar, mande e-mail para contato@quatropatinhas.com.br
Mas somente lares seguros, com telas.
GAIOLA, NÃO! Milhões de animais silvestres são criados em cativeiro ou roubados da natureza para servirem como bichos de estimação. Ao contrário dos cães e gatos, eles não passaram por um processo de domesticação e isso compromete seu bem-estar e põe em risco a saúde humana e ao meio ambiente.  Nenhum animal silvestre tem suas necessidades inteiramente atendidas em um ambiente doméstico. Entre em worldanimalprotection.org.br e saiba como ajudar a mudar essa realidade.

Galeria de Fotos

Bon Jovi está na Associação Quatro Patinhas Divulgação
Cães idosos precisam de alimento especial para a idade Internet
Pets são considerados idosos a partir de 5 dependendo da raça Internet
Ração para seniores tem nutrientes que ajudam a desacelerar o envelhecimento Internet
Alimentos úmidos facilitam a mastigação de pets idosos Internet
Cervejaria Colorado lançou a bebida Cãolorado para cachorros Divulgação

Comentários