Nos EUA tutores estão usando canabidiol para tratar doenças em pets - Reprodução
Nos EUA tutores estão usando canabidiol para tratar doenças em petsReprodução
Por O Dia
O mundo ainda vive a polêmica de liberar o canabidiol (extrato da maconha) para uso medicinal em humanos, mesmo com inúmeros casos comprovados cientificamente de que a substância ajuda no tratamento de doenças.
E o assunto chegou ao mundo animal. É que há tutores usando o canabidiol em pets. E isso tem acontecido em alguns estados dos EUA onde o uso é liberado apenas em humanos. Eles conseguem receita em seu nome, mas usam o produto nos pets.
Publicidade
O canabidiol é usado em dores crônicas decorrente de neoplasias (câncer), artrite, artrose, ansiedade e epilepsia. São vários os produtos a base da substância, entre eles péletes (tipo ração). No Brasil canabidiol em tratamento em humano é regulado pela Anvisa portal.anvisa.gov.br/importacao-de-canabidiol. Em pets não é liberado.
Rogério Lobo, presidente presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do RJ (Anclivepa-RJ) explica que ainda não há comprovação científica que o produto melhora as doenças em animais, mas apenas relatos de tutores e veterinários que apontam melhora significativa nos problemas.
Publicidade
Lobo alerta que machonha é tóxica para os pets devido ao seu alto nível de THC (substância psicoativa) e pode causar sérios problemas nos animais. O canabidiol tem baixo nível da substância.
 
Publicidade
ERA UMA VEZ "A TRIBO DA LAKOTA"
Coletânea de histórias infantis "A Tribo da Lakota" - Divulgação
Publicidade
O casal Gabriella Savine Zubelli e Fellipi Teixeira transformaram o amor pela filha de quatro patas, a cachorrinha Lakota, e por seu primeiro filho, Lorenzo, na coletânea "A Tribo da Lakota" com histórias infantis. São cinco livros que ensinam aos pequenos valores, virtudes e lições sobre amizade, solidariedade, trabalho em equipe, otimismo, humanidade, responsabilidade, compaixão e gratidão. Lakota retorna ao mundo infantil através de uma lobinha aventureira, mas outros personagens surgem em cada livro: atribodalakota.com.br.
 
Publicidade
MEDICAMENTOS CONTROLADOS
Veterinários que utilizam medicamentos de uso controlado e de receituário especial precisam se cadastrar obrigatoriamente no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro). Saiba como se inscrever assistindo ao vídeo da veterinária Juliana Rocha, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): youtube.com/watch?v=D1mMcGVkDkc&feature=youtu.be
 
Publicidade
FEIRA DE ADOÇÃO NO JARDIM GUADALUPE
O Shopping Jardim Guadalupe promove a feira de adoção "Me Dê um Lar", no próximo sábado, das 12h às 18h. O evento é uma parceria com o projeto Bem Estar Animal. Haverá campanha de arrecadação de artigos para pets, que devem ser entregues à organização do evento. O shopping fica na Av. Brasil 22.155. 
Publicidade
 
ME LEVA?!
Publicidade
Oi, sou o Zico. Tenho 1 aninho e já estou vacinado e vermifugado. Fui resgatado pela Ana Carolina, que está cuidando de mim, mas quero muito um lar e uma família para chamar de minha. Estou esperando para ser castrado. Quer me adotar? É só ligar para ela ou passar um zap zap: 9-8271-2985.
Zico está para adoção à espera de um lar - Divulgação
Publicidade
TRANSPARÊNCIA. Estão acessíveis na internet todas as informações sobe o Conselhor Reginal de Medicina Veterinária do Rio (CRMV-RJ), cumprindo determinação da Lei de Acesso à Informação. É só clicar em http://crmvrj.org.br/transparencia/.