É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Cuidados redobrados no calor com pets de raça de países frios

Animais oriundos de lugares com temperaturas abaixo de zero têm duas camadas de pelo, por isso sentem mais calor que outras raças

Por O Dia

Maya aprendeu a ligar o ventilador para se refrescar
Maya aprendeu a ligar o ventilador para se refrescar -
Aos três meses, Maya, uma husky siberiana, aprendeu a virar o ventilador para ela. Também pudera, ela mora em Vargem Grande onde as temperaturas costumam passar do 40 graus. Hoje, com quase 11 meses, também adora um ar-condicionado e gelo.
É que animais de origem nórdica como Maya sentem muito mais calor que a maioria dos outros cães e gatos e, nas altas temperaturas que se aproximam, é preciso ter cuidado dobrado.
A conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio (CRMV-Rio) e especialista em clínica médica, Andréa Marinho, explica que isso acontece porque cães oriundos de países com temperaturas abaixo de zero, têm duas camadas de pelo: subpelo, que é mais denso e funciona como um casaco para aquecê-los, e o pelo superior, que é mais comprido.
Maya gosta de ficar deitada no chão gelado - Whatsapp O DIA
É como se Maya vestisse o tempo todo um casaco, por isso, precisa ser hidratada com mais frequência. Essa é a principal recomendação de Andréa para quem tem um husky, São Bernardo, chow chow, akita, terra nova e outros pets oriundos de países muito frios. Além disso, o tutor deve ficar muito atento ao comportamento do peludo: prostração, língua o tempo todo para fora e agitação também podem ser sinais de calor.
E, ao contrário do que se imagina, molhar o cão o tempo todo para refrescá-lo não é recomendável, como alerta Andréa. Ela explica que o pelo molhado pode causar problemas de pele e que é preciso sempre secar bem o animal. Outro cuidado é tosá-los com tesoura e não com máquina, que deixa a pele exposta e suscetível a doenças, já que o subpelo é uma proteção natural do animal.
Mas, de acordo com Andréa, pets como Maya já se adaptaram ao nosso clima devido à troca de pelagem já que estão já há tantos anos no Brasil.
Os pets de origem nórdica devem ser hidratados com mais frequência - Whatsapp O DIA
E para quem tem gatos persa, angorá, maine coon e ragdoll ou outras raças de originários de países gelados também são as mesmas porque as nossas altas temperaturas também afetam muito os felinos.
 
ARRASE COM O AVENTAL CHEF GATO
 
avental - divulgação
Os aventais voltaram na Ana Lua (https://www.analua.art.br/) para você arrasar na cozinha, no ateliê, sala de aula, ou em qualquer outra atividade. São várias estampas incluindo essa do Chef Gato, cheio de gatinhos, claro. O avental é forrado e tem tiras para amarrar na cintura e no pescoço e é super confortável. Mede 81 cm de altura e tem 62 cm de largura: R$ 69.
 
REIKE PARA OS PELUDOS FICAREM ZEN
No próximo sábado é dia de "Polo na Praça" com atividades gratuitas para toda a família e pets. Esporte, gastronomia, música e artesanato, das 10h às 20h, na Praça do Lido, em Copacabana. E os peludos ficarão aos cuidados da terapeuta Lou Fernandes, que aplicará reiki, técnica que ajuda no bem-estar do animal. Vai lá!
 
ADOÇÃO E VACINAÇÃO EM CAXIAS
Peludos do projeto Apaixonados por Quatro Patas estarão esperando por uma família no próximo sábado no Caxias Shopping. Lá, estará também o Busucão com vacinação para pets. Os organizadores solicitam uma colaboração de R$ 10 por aplicação pra ajudar o projeto. Rodovia Washington Luiz 2.895, Caxias.
 
ME LEVA?
Sou o Frajola e estou em busca de uma família - Divulgação
Oi. Sou o Frajola, tenho 2 anos, e estou à espera de uma família. Fui resgatado das ruas pela Ana Carolina (98271-2985) e em breve serei castrado, vacinado e vermifugado. Sou muito carinhoso e me dou até com cachorro. Para me adotar é só ligar para ela.
 
INSTAGRAM. Fique por dentro de tudo o que acontece na ONG Paraíso dos Focinhos pelo Instagram @ongparaisodosfocinhos. Está repleto de fotos fofas, histórias emocionantes e muito conteúdo legal sobre o mundo pet. Ah, e acompanhe também os stories.

Galeria de Fotos

Maya gosta de ficar deitada no chão gelado Whatsapp O DIA
Os pets de origem nórdica devem ser hidratados com mais frequência Whatsapp O DIA
Maya aprendeu a ligar o ventilador para se refrescar Whatsapp O DIA
Sou o Frajola e estou em busca de uma família Divulgação
avental divulgação

Comentários