É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Lágrima ácida nos pets

O problema causa manchas escuras no entornos dos olhos. Massagens suaves na região ajudam a desobstruir o canal lacrimal

Por O Dia

Animais braquicefálicos, como shitzus, são mais propensos a desenvolver o problema por conta da própria anatomia.
Animais braquicefálicos, como shitzus, são mais propensos a desenvolver o problema por conta da própria anatomia. -

Há algum tempo venho notando manchas escuras no entorno dos olhos de Valentina, minha cachorra. Descobri que é uma condição chamada de cromodacriorreia, ou lágrima ácida. E isso não tem nenhuma relação com o PH da lágrima, que é neutro, como diz o veterinário Jorge Morais, rede Animal Place.

E esse escurecimento também pode aparecer na região da boca. De acordo com Morais, a cor é provocada pela substância lactoferrina (parente do ferro) também presente na lágrima e na saliva.

Segundo ele, animais braquicefálicos, como shitzus, são propensos a desenvolver o problema devido à anatomia. É que eles possuem olhos protuberantes e, algumas vezes, têm inversões nas pálpebras. Outra causa são os cílios ectópicos (fora da forma ideal), que estimulam a produção excessiva das lágrimas.

E o veterinário diz que até o tártaro pode influenciar no lacrimejamento, já que o ducto que conduz a lágrima é ligado ao nariz e à boca.

Massagens suaves no canto dos olhos ajudam a desobstruir o canal lacrimal. Outra solução é aplicar uma compressa de soro fisiológico no local. Ou ainda ainda deixar a área dos olhos livre de pelos.

NOVIDADE GOURMET SUPER PREMIU PARA PETS

Em formato de picadinhos, Sheba lembra comida para humanos e é a novidade do mercado - Divulgação

A Mars acaba de lançar duas novas marcas de sachês super premium para gourmetizar a alimentação dos pets: Sheba (foto) para gatos e Cesar para cães. O alimento agrega valor à aliementação e dá mais prazer aos peludos na hora das refeições. São alimentos completos e balanceados com mais proteína. Contam com cortes selecionados em sua composição, um formato diferenciado - são mais parecidos com carne picada - visualmente mais parecido com a comida de humanos. Os produtos já estão disponíveis no mercado em sachês de 85 gramas.
 
ENCONTRINHO FASHION NO UPTOWN
O Uptown recebe a 4ª edição do "Weekend Encontrinho Fashion", cheio de novidades. O evento será nos dias 19 e 20 desse mês, das 11h às 22h, no estacionamento do shopping. E lá estará o projeto 'Entre Pegadas' recebendo doações de ração, remédios e produtos pets para os nossos amigos peludos. Entrada grátis.Av. Ayrton Senna 5.500, Barra.
 
PELUDOS DA SUIPA À ESPERA DE UM LAR 
Tem peludos da Suipa esperando por um lar! No próximo sábado eles estarão na Pet Fun, em Ipanema, na Rua Vinicius de Moraes 111, das 9h30 às 15h. E todos os dias tem adoção sua sede pelo programa 'Adote um Focinho Carente'. De segunda à sexta, das 8h às 15h. Sábado, das 8h às 12h. Av. D. Hélder Câmara 1.801, Benfica. Tel.: 3297-8775.
 
ME LEVA?! 
Yudi está na Focinhos de Luz à espera de uma família - Divulgação
 Oi. Sou o Yudi. Sou um charme, não? Sou carinhoso, manso, me dou bem com outros pets e humanos. Estou castrado, vacinado e vermifugado pronto para ir para sua casa. É só mandar e-mail para contato@focinhosdeluz.com e torcer!
 
APLICATIVO
Quer receber as notícias do CRMV-RJ em primeira mão? Então, baixe o app do conselho, salve o número 2576-8321 na agenda de contatos do celular. Depois, envie nome completo e o número de CRMV-RJ pelo link: http://bit.ly/Conselhodeperto. 

 

NOVIDADE SUPERPREMIUM GOURMET

A Mars acaba de lançar novas marcas de sachês superpremium para gourmetizar a alimentação dos pets: Sheba (gatos) e Cesar (cães). Eles agregam valor à comida e dão mais prazer aos peludos. São alimentos completos e balanceados com mais proteína. E o formato é diferenciado visualmente, mais parecido com a comida de humanos. Sachês de 85 gramas.

 

PELUDOS DA SUIPA À ESPERA DE UM LAR

Tem peludos da Suipa esperando por um lar! No próximo sábado eles estarão na Pet Fun, em Ipanema, na Rua Vinicius de Moraes 111, das 9h30 às 15h. E todos os dias tem adoção sua sede pelo programa 'Adote um Focinho Carente'. De segunda à sexta, das 8h às 15h. Sábado, das 8h às 12h. Av. D. Hélder Câmara 1.801, Benfica. Tel.: 3297-8775.

APLICATIVO.

Quer receber as notícias do CRMV-RJ em primeira mãe? Então, baixe o app do conselho, salve o número 2576-8321 na agenda de contatos do celular. Depois, envie nome completo e o número de CRMV-RJ pelo link: http://bit.ly/Conselhodeperto. 

ENCONTRINHO FASHION NO UPTOWN

O Uptown recebe a 4ª edição do "Weekend Encontrinho Fashion", cheio de novidades. O evento será nos dias 19 e 20 desse mês, das 11h às 22h, no estacionamento do shopping. E lá estará o projeto 'Entre Pegadas' recebendo doações de ração, remédios e produtos pets para os nossos amigos peludos. Entrada grátis. Av. Ayrton Senna 5.500, Barra.

ME LEVA?!

Yudi está na Focinhos de Luz à espera de uma família - Divulgação

Oi. Sou o Yudi. Sou um charme, não? Sou carinhoso, manso, me dou bem com outros pets e humanos. Estou castrado, vacinado e vermifugado pronto para ir para sua casa. É só mandar e-mail para contato@focinhosdeluz.com e torcer!

Galeria de Fotos

Animais braquicefálicos, como shitzus, são mais propensos a desenvolver o problema por conta da própria anatomia. Internet
Manchas escuras no entorno dos olhos são as chamadas lágrimas ácidas Internet
Deixar a àrea livre de pelos é uma das recomendações para cuidar da lágrima ácida Internet
Em formato de picadinhos, Sheba lembra comida para humanos e é a novidade do mercado Divulgação
Yudi está na Focinhos de Luz à espera de uma família Divulgação

Comentários