Cães e gatos também podem desenvolver câncer de próstata - Internet
Cães e gatos também podem desenvolver câncer de próstataInternet
Por O Dia

No próximo mês começa o Novembro Azul, período de campanha de prevenção ao câncer de próstata. E no mundo pet não é diferente, já que os cães e gatos também podem ter a doença.

Segundo a veterinária Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio, os problemas da próstata são mais comuns nos cachorros que em felinos e o de maior incidência é a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou aumento da próstata.

Castrar é a maneira mais segura de se evitar o problema - Internet

Márcia explica que há vários fatores para o surgimento da doença, mas que nos caninos a dihidrotestosterona é o principal hormônio envolvido na estimulação desse aumento. E a doença pode surgir a partir de cinco anos.

E os principais sintomas são infecções urinárias causadas pelo não esvaziamento completo da bexiga; a presença de sangue na urina; e dificuldades como a de urinar e até de defecar, provocada pelo aumento da próstata que comprime o intestino e compromete o seu esvaziamento.

A prevenção e o tratamento da HPB se fazem pela castração, como alerta a subsecretária. Em caso de câncer, além de castrar, é preciso o uso de medicação quimioterápica. Marica reforça que a castração é a melhor e mais segura forma de se evitar problemas de próstata nos pets.

Vários são os sintomas da doença, como infecção urinária - Internet

E este serviço é oferecido todos os dias, de graça, pela Vigilância Sanitária (veja quadro ao lado). O agendamento é presencial com distribuição de senhas. São mais de duas mil vagas agendadas por mês nessas duas unidades, com chipagem e agora com o cadastro no Registro Geral de Animais e direito à carteirinha de identificação do animal.

E nunca é demais falar: consulte sempre o veterinário!

 

ONDE CASTRAR DE GRAÇA

- Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman

Av. Bartolomeu de Gusmão 1.120, Mangueira. Se segunda à terça, das 8h às 17h. Tel.: 2254-2100

- Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ)

Largo do Bodegão 150, Santa Cruz. Das 8h às 17h

 

GATINHA FRIDA EM SACOLA MULTIUSO
Sacola multi uso Gatinha Frida da Ana Lua
Sacola multi uso Gatinha Frida da Ana Lua Divulgação
Publicidade
Na onda da sustentabilidade, Ana Lua tem várias opções de sacolas multi uso para carregar seus livros, ir à praia, piscina, cinema e, agora, também ao supermercado. Essa é estampada nos dois lados com a Gatinha Frida, forrada, tem bolso interno com zíper e fecho de botão magnético. Mede 45x42 cm. R$ 59,50 em https://www.analua.art.br/sacolas.
 
Publicidade
PREMIER PROMOVE ENCONTRO DE VETERINÁRIOS
A PremieRpet promove, no próximo dia 6, mais uma edição do Vet Talking para veterinários no Teatro XP Investimentos, no Jockey Club, no Leblon. As apresentações serão conduzidas por profissionais renomados na área e haverá uma palestrante surpresa que irá abordar o tema inovação. Mais informações em http://premierpet.com.br/vet-talking/.
Publicidade
ONG FAZ ADOÇÃO RESPONSÁVEL E RECEBE DOAÇÕES
Hoje, a Associação Quatro Patinhas promove campanha de conscientização e adoção responsável, no Parque das Figueiras, na Lagoa, das 14h às 20h. A ONG precisa muito de doações de jornais, caminhas, mantas e cobertores, ração seca, pastosa e saches, além de tapetes higiênicos, fraldas tamanho e medicamentos. Saiba como ajudar em https://www.facebook.com/quatropatinhas.
Publicidade
 
ME LEVA?!
Excel está para adoção na Associação Quatro Patinhas
Excel está para adoção na Associação Quatro Patinhas Divulgação
Publicidade
Oi sou o Excel, um dos gatos mais lindos e chameguentos que você vai encontrar. Sou calmo e me dou bem com outros gatos. Estou pronto para ir para sua casa. É só fazer contato com a Focinhos de Luz pelo [email protected] ou 9-9299-8411. Mas só me deixam ir para lares telados ou casas sem acesso à rua.
TONELADAS DE RAÇÃO PARA ABRIGOS DE GATOS
Publicidade
A Royal Canin arrecadou quase três toneladas de ração na campanha #MeuGatoNoVet para conscientizar tutores sobre a importância da saúde preventiva dos gatos. O alimento será doado a três ONGs que recolhem os felinos das ruas. Bela iniciativa!
Você pode gostar
Comentários