É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

E o coraçãozinho do seu pet?

É importante planejar pelo menos duas consultas anuais com o veterinário para check-ups cardíacos.

Por O Dia

Inscrições para castração começam nesta quinta-feira às 10h
Inscrições para castração começam nesta quinta-feira às 10h -

Como está o coraçãozinho do seu pet? Isso só o veterinário pode dizer. Por isso, é importante fazer check-ups cardíacos duas vezes ao ano. A chance de cura e o sucesso no tratamento são maiores quando as doenças são diagnosticadas no início.

Alguns cães e gatos têm características mais propensas às doenças cardíacas, mas o avanço da idade é um fator que generaliza o risco. A explicação é da cardiologista veterinária e Coordenadora da equipe de cardiologia na Petz/Seres, Luciane Martins Neves. A mais comum é a endocardiose valvar mitral, causada por degeneração da válvula mitral.

Raças pequenas sofrem mais do mal. As grandes costumam ter arritmia e cardiomiopatia dilatada, quando o ventrículo tem prejuízo na função devido à dilatação. É grave e há casos de morte.

No gato a doença mais comum é a hipertrófica. O ventrículo se enrijece e o coração perde capacidade de bombear o sangue, o que compromete a oxigenação do organismo. Cansaço, tosse, falta de ar, arritmias e desmaio são sintomas.

Os tratamentos variam de acordo com os estágios. Luciane diz que não há cura para a maioria dos casos, mas existem tratamentos que melhoram muito a sobrevida do animal. Hábitos saudáveis ajudam a prevenir as doenças cardíacas.

 

JÁ TEM COMPROMISSO PARA 2020?

Agenda "A vida é melhor com gatos" da Ana Lua - Internet

Já estamos pertinho de 2020 e a Ana Lua já tem a melhor maneira para você organizar os compromisso do novo ano: a agenda "A vida é melhor com gatos". Estampa exclusiva na frente e verso, capa dura, marcador de fita e elástico para fechar no tamanho 19 x 15 cm. R$ 79 em www.analua.art.br.

 

AJUDE AS ONGS A CUIDAR DOS PELUDOS

Não pode ter um peludo em casa, mas quer ajudar a cuidar deles? Há várias maneiras de ajudar. Uma delas é doar jornais para a ONG Focinhos de Luz onde o estoque está precisando ser renovado. Saiba onde são os pontos de coleta em www.facebook.com/focinhosdeluz/?ref=br_rs.

 

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

As companhias do setor pet podem disponibilizar o Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação de maneira personalizada. É possível adicionar o logotipo ou marca da companhia. O material trata de cães e gatos. Download gratuito do manual em www.abinpet.org.br.

 

DENÚNCIA.

O Linha Verde, do Disque-Denúncia, recebe ligações pelo 2253-117 ou, para as regiões Norte e Noroeste do Rio pelo 0300 253 1177 (custo de ligação local) e ainda pelo app onde é possível enviar fotos e vídeos. O anonimato é garantido.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Inscrições para castração começam nesta quinta-feira às 10h Reprodução Internet
Agenda "A vida é melhor com gatos" da Ana Lua Internet
A castração de cães e gatos no Instituto Jorge Vaitsman é de graça Reprodução Internet

Comentários