É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Cadela da PRF morre de parada cardíaca provocada por barulho de fogos de artifício

A farejadora K9 Lua foi encontrada morta em sua ala no canil da instituição após o jogo da Libertadores no último sábado

Por O Dia

Luna morreu de parada cardíaca provocada pelo barulho de fogos de artifício
Luna morreu de parada cardíaca provocada pelo barulho de fogos de artifício -
Todos sabem que o barulho de fogos de artifício faz mal aos pets. E isso é tão sério que podem levá-los à morte. E foi o que aconteceu com a farejadora K9 Lua, de 4 anos, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Espírito Santo, no último sábado. 
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a cachorrinha sofreu uma parada cardíaca causada pelo barulho dos fogos durante o jogo Flamengo x River Plate pela Libertadores e foi encontrada morta em sua ala no canil da PRF.
"A nossa cadela policial vai deixar saudades, na certeza que seu trabalho foi de grande feito à instituição, que desde 2016, ajudou e foi primordial nas inúmeras apreensões de entorpecentes realizadas em parceria com os policiais do Grupo de Cães (GOC) da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Espírito", diz a nota da PRF.
 
Cadela ajudou encontrar 10kg que cocaína em seu último trabalho 
No último dia 29 de outubro Lua ajudou a PRF a apreender 10kg de pasta base de cocaína na BR 101, em Serra, no Espírito Santo. Um homem foi preso. A droga estava num Ford Fiesta e foi descoberta por Lua após a cadela farejar o carro e encontrar 20 tabletes do entorpecente dentro das caixas de ar do veículo.
Em seu último trabalho, a cadela ajudou a encontrar 10kg de pasta base de cocaína - DIVULGAÇÃO / PRF
Cuidados especiais durante os jogos
Como moramos em casa, esse final de semana tivemos que montar um esquema especial para que os pets não sofressem com o barulho dos fogos durante jogos de futebol da Libertadores e Brasileirão.
Chico, o gato, ficou preso no meu quarto durante as duas partidas no sábado e no domingo. Tobe, o cachorro, ficou nervoso quando ouvia o barulho dos fogos e latia. Já Valentina, a cadela, ficou super nervosa, tremendo e desorientada. Tivemos que ficar abraçados a ela a cada gol e no final das partidas durante as comemorações dos títulos rubro-negro. 
Morri de pena dela e de deixar Chico preso, que não parava de miar e de chorar. Mas foi necessário. Pior seria se ficassem soltos.
Enquanto as pessoas não se conscientizarem do terror que é o barulho dos fogos para os animais cabe a nós darmos nosso jeito, infelizmente.
Mas fica a pergunta: e os animais de rua? Quem vai protegê-los?
É preciso pensar muito nesse assunto para que encontremos uma solução.

Galeria de Fotos

Luna morreu de parada cardíaca provocada pelo barulho de fogos de artifício DIVULGAÇÃO / PRF
Luna morreu de parada cardíaca devido ao barulho de fogos de artifício DIVULGAÇÃO / PRF
Em seu último trabalho, a cadela ajudou a encontrar 10kg de pasta base de cocaína DIVULGAÇÃO / PRF
A farejadora foi encontrada morta em sua ala no canil da PRF DIVULGAÇÃO / PRF

Comentários