Animais podem se beneficiar de remédios com canabidiol - Shutterstock
Animais podem se beneficiar de remédios com canabidiolShutterstock
Por Larissa Sant'Ana*
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no início do mês, a liberação dos remédios com canabidiol (CDB) - substância presente na Cannabis sativa, planta utilizada na produção da maconha. Tudo isso foi possível graças à comprovação da eficácia do tratamento em casos de autismo e Alzheimer. O que ainda não é muito divulgado é que animais de estimação também podem ser beneficiados pelo canabidiol.
De acordo com Flávio Pigatto, sócio fundador da DrogaVET, medicamentos com a substância podem trazer "Excelentes resultados para pets em tratamentos neurológicos, imunológicos, dermatológicos e oftalmológicos, além de benefícios na aplicação de patologias ortopédicas e no controle dos efeitos colaterais da quimioterapia".
Publicidade
Espanha, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Holanda são exemplos de países que já usam o CDB em tratamentos de pets. No Brasil, porém, ainda é algo muito novo e que gera dúvidas.
"Estudos científicos comprovaram que o CBD não gera dependência química ou psíquica. O debate do assunto entre os médicos veterinários e farmacêuticos é importante para que tomem contato com suas diversas aplicabilidades, os relatos de tratamentos e seus resultados para aumentar o acesso", afirmou Flávio.
Publicidade
Receitas para dividir a ceia de Natal com o seu cachorro
Receitas natalinas para cães e donos
Receitas natalinas para cães e donosShutterstock
A mesa farta do Natal enche os olhos dos cães que ficam esperando ganhar um agrado, porém muitas comidas tradicionais da época são proibidas para eles (chocolate, uva, abacate, entre outras). Para que o pet possa participar do momento, Bruna Morales, veterinária especialista em nutrição, criou duas receitas 100% naturais, gostosas e comestíveis tanto para humanos, quanto para pets. Confira.
Publicidade
Arroz com peru

Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz integral
3 xícaras de água mineral fervente
1 dente de alho triturado
1 colher de sobremesa de azeite extra virgem
1 cenoura ralada
1 xícara de chá de peito ou coxa de peru cozido desfiado
12 xícara de abacaxi picado
Sal rosa
Comece cozinhando o peito ou a coxa de peru na água mineral com alho e azeite. Quando estiver bem molinho desfie. Utilize a água do preparo do peru para cozinhar o arroz, se necessário acrescente mais água filtrada. Quando o arroz estiver bem cozido, acrescente a cenoura e o peru desfiado.Misture tudo e deixe acabar de cozinhar com a panela tampada em fogo baixo. Quando a água secar por completo retire a panela do fogo e misture o abacaxi. Espere o prato esfriar antes de servi-lo.
Publicidade
Panetone natural
Ingredientes:
1 colher de sopa de canela em pó
200g de farinha de trigo integral
100g de flocos de aveia
100g de banana picada
100g de castanha de caju picada
2 ovos
4 colheres de sopa de mel orgânico
1 xícara de iogurte natural desnatado
Publicidade
Misture a farinha de trigo integral e a farinha de aveia. Feito isso, acrescente as castanhas de caju picadas, as bananas, os ovos, o mel, a canela e o iogurte. Misture tudo e deixe a massa descansar por 30 minutos.Pré-aqueça o forno a 200°C.Coloque a massa em forminhas, como as de cupcakes, e deixe assar por aproximadamente 30 minutos.
Diga não ao abandono!
Publicidade
O movimento "Dezembro Verde" foi criado para conscientizar sobre o abandono animal.
Segundo dados da ONG Gavaa, entre os meses de dezembro e janeiro os casos aumentam, em média, 60%. Os motivos são muitos: não ter com quem deixar o pet para viajar nas férias, falta de tempo, entre outros que podem ser facilmente contornados.
Publicidade
Por isso, a decisão de adquirir um pet deve ser muito bem pensada e conversada com todos os membros da família. Coloque no papel itens como tamanho da casa e do pet (quanto menor o espaço, menor deve ser o animal), expectativa de vida, gastos financeiros e tempo disponível. Ter uma posse consciente é indispensável.