Veterinária - Reprodução
VeterináriaReprodução
Por O Dia
Rio - Com a pandemia da Covid-19, a recomendação é não sair de casa para ajudar na contenção da propagação do vírus. Mas, e se o bicho começar a passar mal, posso levá-lo ao veterinário? O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) recomenda que hospitais e clínicas continuem funcionando, mas que só sejam procurados em casos de urgência ou emergência. Para saber da real necessidade de buscar um especialista é preciso conhecer o bicho e observá-lo de perto. De acordo com a veterinária Katia Cardoso, entre os sinais que indicam necessidade imediata de consulta veterinária estão convulsão, hemorragia (gengivas sem cor, sangue saindo pelos orifícios e temperatura corporal baixa), falta de ar, obstrução urinária, vômito e diarreia e secreção vaginal. Outros sinais são importantes e, apesar de precisarem de tratamento, podem esperar. São eles: mau hálito, coceira intensa, queda de pelo e dificuldade para se movimentar. Antes de sair de casa entre em contato com o veterinário de confiança para receber as orientações necessárias - uma delas é que o bicho seja acompanhado por apenas um dono em todo o processo de atendimento, uma forma de evitar aglomerações.
Fora da gaiola
Publicidade
Calopsitas são bichos sociais que gostam de interagir com as pessoas da casa, por isso não deixe sua ave presa na gaiola o dia todo. Entretenimento e carinho melhoram a saúde do bicho e aumenta sua expectativa de vida.
Publicidade
Cozinhe para seu bicho
Colomba Pascal para os bichinhos
Colomba Pascal para os bichinhosDivulgação
Com a proximidade da Páscoa, a veterinária Thaís Matos preparou uma receita de Colomba Pascal para cães. Os ingredientes são: 1 xícara de cenoura ralada; 1 ovo; de xícara de mel; ¼ de xícara de azeite de oliva; ¼ de xícara de pasta de amendoim integral (sem açúcar, sem sal e sem xilitol); 1 colher de chá de extrato de baunilha; 1 xícara de farinha de trigo; e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os ingredientes secos (farinha e bicarbonato) e reserve. Misture os outros ingredientes até formar uma massa homogênea. Acrescente os secos aos poucos para não empelotar. Coloque a massa em formas de silicone e asse por 20 minutos. Deixe esfriar e sirva ao cão em poucas quantidades diárias.
Publicidade
Triste? Veja vídeos de gatos
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, com 7 mil pessoas, mostrou que vídeos de gatos têm a capacidade de mudar o humor das pessoas — elas ficam mais positivas e têm um aumento de energia.
Publicidade