Aquarismo - Sigeo Kitatani Júnior/Flickr
AquarismoSigeo Kitatani Júnior/Flickr
Por O Dia

Durante o período de isolamento social, mais do que nunca, os animais têm o poder de entreter os donos. Porém, não é todo mundo que tem cão, gato, calopsita etc em casa e que vai ter condições de adotar agora e dar atenção quando a situação se normalizar. Para essas pessoas, o aquarismo pode ser uma ótima opção, já que os peixes não requerem tanta atenção e tempo gasto nos cuidados. A atividade, além de trazer uma ocupação, tem a capacidade de relaxamento. O biólogo Cláudio Soares explica que para começar é preciso escolher o tamanho do aquário, assim será possível definir os equipamentos necessários. Os principais itens são filtro para oxigenar a água, termostato e termômetro para manter a temperatura da água correta, luz para reproduzir as condições da natureza e rochas, cascalhos e plantas para criar um bom ambiente para os peixes. A escolha das espécies deve ser feita de acordo com a experiência, se for baixa os peixes devem ser resistentes, como os poecilídeos. Os cuidados necessários são com a manutenção do aquário, usando uma esponja sem produto para limpar o vidro, e a alimentação dos peixes, com rações específicas e na quantidade certa.

Não esqueça a vacinação!
Publicidade
Com o isolamento social, coisas estão sendo deixadas para depois, mas as vacinas dos bichos não podem ser esquecidas, já que previnem doenças graves.
Publicidade
Limpeza da pata é importante
Depois do passeio na rua, limpe a pata do cão com lenço umedecido veterinário ou para bebês; evite usar álcool. Isso é importante para manter a higiene.
Publicidade
Alimentos que 'limpam' os dentes
Alimento para os dentes do seu bichinho
Alimento para os dentes do seu bichinhoFabiano Sassen/Flickr
Publicidade
Muito se fala da necessidade de escovar os dentes dos bichos, forma de prevenir problemas como tártaro e a perigosa periodontite, que pode acabar afetando os órgãos e causando sérios problemas. Mas um estudo realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP mostrou que a alimentação também pode ajudar. Oferecer ao cão opções como maçã (sem caroço), cenoura crua e talo de salsa pode ajudar na limpeza dos dentes. Isso porque a textura desses alimentos faz com que o bicho tente roê-los, o que aumenta a produção de saliva e causa um atrito, ajudando assim na remoção do tártaro. A escovação diária não deixa de ser necessária.
Publicidade
Quintal dentro de casa
Muitos bichos gostam de passear em parques, correr na grama. Como isso não é recomendado durante o isolamento, a empresa ECRA criou uma "cama" de grama natural para que os animais matem a saudade da natureza dentro de casa. O preço do Dog Grama começa em R$ 80.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários