Cachorros, ótimas companhias para idosos - Divulgação
Cachorros, ótimas companhias para idososDivulgação
Por Larissa Sant'Ana

Hoje é comemorado o Dia dos Avós. O grupo considerado de risco para a Covid-19 tem ficado isolado em casa, até mesmo o contato com os netos passou a ser por uma tela. Nesse momento difícil, o contato com um animal pode deixar os idosos mais felizes, dispostos e, consequentemente, mais saudáveis.

Uma pesquisa publicada pelo National Center Biotechnology Information, dos Estados Unidos, comprovou que pessoas da terceira idade que possuem um bicho de estimação apresentam maior bem-estar físico e psicológico.

Isso acontece porque a relação com o animal libera hormônios do prazer, além de trazer uma tarefa diária, uma função para a vida do idoso. Mas é importante dizer que a escolha do bicho deve levar em conta as características do idoso, e isso vai desde as condições de mobilidade até o tempo disponível.

"Cães de grande porte são ótimas companhias, mas podem ser perigosos para os idosos porque pulam, gostam de brincar e têm muita força, podendo causar quedas. Se for um idoso menos ativo, o ideal é optar por um animal que não exija muita atividade física", alerta o veterinário Otávio Verlengia.

Uma boa opção é adotar um cão mais velho, que saberá se comportar bem. Gatos também são ótimos. Neste momento de pandemia, outro ponto fundamental é que os idosos evitem passear com os animais. O gasto de energia pode ser feito dentro de casa com brincadeiras. Também é possível ensinar o cão a fazer as necessidades dentro de casa ou pedir para alguém da família passear com ele e fazer a higienização das patas na volta.

Bicho do leitor: conheça a cadelinha Mel
Bicho do leitor: Nina
Bicho do leitor: NinaArquivo pessoal
Publicidade
Quando os pais de Thiago Gomes entraram no abrigo para escolher um cachorro, Mel saiu correndo na direção deles e, daí pra frente, foi só amor. Ela chegou num momento difícil para a família, que teve a casa assaltada, e trouxe a alegria que eles precisavam. Mel é muito carinhosa e o amor da vida do pai de Thiago, o Ivan, que é seguido em todos os cantos pela pet. "O amor dos dois é algo lindo de se ver", conta o leitor.
Publicidade
Vacinas obrigatórias
Vacina para gatos
Vacina para gatosDivulgação
As vacinas são essenciais para manter a saúde dos bichos. Nos gatos, elas devem ser aplicadas aos dois meses de vida, com reforço aos três. Depois, as doses passam a ser anuais. Lívia Romero, veterinária, afirma que as vacinas são V3, V4, V5 e a contra Raiva. Se perder o prazo de vacinação, um veterinário deve ser consultado.
Publicidade
O gato não te aguenta mais
Seu gato não aguenta mais...
Seu gato não aguenta mais...Divulgação
Publicidade
Você já teve a sensação de que seu gato não te aguenta mais? A veterinária Carynn Dantas diz isso acontece. Alguns sinais: o gato te ignora quando você chega em casa; te morde ou arranha em tentativas de carinho; quer a casa só para ele; ignora seus presentes; e em vez da caminha cara, prefere dormir na caixa de sapato. A dica para melhorar isso é dar mais espaço para o bicho, principalmente agora na quarentena.
Publicidade
E-book gratuito
A Dog Hero lançou um e-book com dicas para cuidar de cães e gatos durante a pandemia. O conteúdo pode ser baixado no blog da empresa.
Publicidade
Doação de ração
Publicidade
Em parceria com a Adimax, a Geração Pet doará 1 Kg de ração a cada 10 Kg vendidos no e-commerce. A ação será por 30 dias e ajudará 5 ONGs de proteção animal.
Publicidade
As doenças articulares em cães
Doenças articulares em cães
Doenças articulares em cãesPixabay
No inverno, as doenças articulares em cães ficam mais evidentes. "O problema é causado por desgastes das articulações e cartilagens, que alteram a saúde e a rotina do animal", explica Alexandre Merlo, veterinário da Zoetis. Cães obesos ou que vivem em locais com pisos lisos e escorregadios estão mais sujeitos à doença, que também pode ser genética. Principais sintomas: falta de apetite, movimentação (não correr, não subir no sofá, etc) e apatia. Para evitar que a doença se torne crônica, o cão deve ser tratado aos primeiros sintomas.
Publicidade
Alimento cru ou cozido?
Publicidade
Os donos adeptos da alimentação natural ficam na dúvida se oferecem o legumes cru ou cozido. Para facilitar a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo do bicho, sempre dê preferência para o cozido.
Publicidade
Larissa em nova jornada
O filhote Dobby adora uma brincadeira
O filhote Dobby adora uma brincadeiraArquivo pessoal
Esta é a nossa última coluna. Eu e Dobby agradecemos a companhia de vocês até aqui e o amor de vocês pelos bichos!
Você pode gostar
Comentários