Gatos e cachorros mais protegidos - Reprodução internet
Gatos e cachorros mais protegidosReprodução internet
Por Bete Nogueira

Muitos comportamentos que não deveriam existir nos humanos, infelizmente, necessitam de uma lei para proibi-los e punir os responsáveis. No caso de maus tratos a animais, não é diferente. Mesmo já em vigor a Lei de Crimes Ambientais, de 1998, foi preciso uma atualização. Um projeto de lei (PL) sobre o assunto aguarda a sanção da Presidência para entrar em vigor. A novidade é que o texto prevê aumento das penas para maus tratos a cães e gatos.

No texto do PL, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a esses animais será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Hoje, a pena é de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Segundo Adlilton Pacheco, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá (Unesa), é importante dar visibilidade à causa animal, e o ativismo foi decisivo para essa maior proteção a cães e gatos, uma reivindicação antiga.

"Graças aos canais que dão visibilidade ao tema, caminhamos para esse aumento de pena, o que já era esperado há muito tempo pelos protetores dos animais. Não tínhamos esse item específico sobre cães e gatos, que nesta época de isolamento social, estão mais  sujeitos a agressões de maus tutores. Esse movimento é mais avançado em outros países. Melhorias começam, às vezes, por pressão social e internacional. Aqui no Brasil, ainda é forte a cultura de se ver o animal como objeto, e não apoio emocional", diz o especialista.

Para quem não sabe, os animais são tutelados pelo Estado, que por isso, tem a obrigação de protegê-los. Quem souber de casos de maus tratos, pode ligar para a policia, 190. Se uma autoridade policial se recusar a registrar a ocorrência, a denúncia pode ser feita até ao Ministério Público. E quem mora da cidade do Rio, pode ligar também para o 1746.
Publicidade
Pipoca e Sr. Spock: viva a diferença!
Pipoca e Spock
Pipoca e SpockArquivo pessoal
Pipoca e Sr. Spock são bem diferentes entre si, mas trazem toda a harmonia que a casa de Teresa precisa. Eles só não abrem mão de bagunçar o coreto juntos quando o pequeno Arthur, neto da dona da casa, vai vistá-los. A cadela Pipoca foi adotada na Suipa, quando tinha 11 meses. "Ela era muito assustada, tinha sido resgatada da rua há pouco tempo, só Deus sabe o que ela passou", conta a tutora, que cuida dessa caramelo há oito anos.
Publicidade
Já o Sr. Spock, adotado bebê pelos pais de Arthur, teria uma passagem temporária pela casa de Teresa, quando ela se recuperava de um AVC, em 2015, mas foi ficando, ficando... e hoje reina por todos os cantos. "Pipoca adora recepcionar as visitas e elege as suas prediletas, pedindo colo. Já o Sr. Spock escolhe quem quer conhecer, não dá confiança fácil", revela Teresa.
Vem aí o selo 'Amigo dos Animais'
Empresas terão incentivo para cuidar de bichos abandonados
Empresas terão incentivo para cuidar de bichos abandonadosPexels
Publicidade
Está para ser votada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio um projeto de lei que concederá o selo 'Amigo do Animais' às empresas que fizerem doações de produtos da linha pet para instituições e grupos que dão assistência a animais de rua. O selo poderá aparecer na divulgação da marca doadora, em produtos, serviços e estabelecimentos comerciais, ficando evidente quem, dentro do mercado pet, verdadeiramente se preocupa com os bichinhos largados por aí. O PL é de autoria da deputada Rosane Felix.
 
Publicidade
Curso de capacitação
Curso de capacitação - Fórum Animal e UFPR
Curso de capacitação - Fórum Animal e UFPRDivulgação
O Fórum Animal, em parceria com a UFPR, realizará um curso de capacitação para representantes da proteção animal em Comissões de Ética no Uso de Animais. Inscrições até o dia 27. Informações em forumanimal.org/noticias.
Publicidade
Soninho da beleza
O soninho da beleza
O soninho da belezaShutterstock
Cachorros são capazes de sonhar. Tanto que é comum notar-se pequenos espasmos no corpo do bichinho, ou como se eles estivessem latindo de forma baixinha. Mas se você perceber que ele está com sono agitado, uma dica: ferva camomila e folhas de maracujá, e quando já estiver frio, passe um pouquinho do chá nos pelos do pet. 
Publicidade
O pequenino
Chihuahua: cuidados
Chihuahua: cuidadospexels
Publicidade
Está pensando em ter um chihuahua mas não sabe nada sobre a raça? Por ser muito pequeno, ele requer um cuidado especial com o frio, com lesões e intoxicações por alimentos ou produtos. Esse é um doguinho para viver dentro de casa: brincadeiras e jogos no ambiente familiar são suficientes para entretê-lo. Quanto ao pelo, basta escovar de duas a três vezes na semana para eliminar os pelos mortos e deixá-lo brilhante.
Publicidade
Natural, alto lá!
Cuidado com remédios naturais para cães e gatos
Cuidado com remédios naturais para cães e gatosMati Mango/Pexels
Se você é adepto de remédios e alimentação natural, fique atento. Nem tudo o que é bom para humanos, é bom para pets. Existem ervas e frutas que podem causar toxidade ao animal. Por exemplo, hibisco (folhas e flores), beladona, chá verde, chá preto, chimarrão, uva e abacate. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários