Castração de cadelas: é preciso esperar alguns meses - Helena Lopes/Pexels
Castração de cadelas: é preciso esperar alguns mesesHelena Lopes/Pexels
Por Bete Nogueira

Até recentemente, era comum a orientação de se castrar cadelas o mais cedo possível. Há cerca de um ano, porém, especialistas começaram a avaliar o preço dessa precocidade.

"Por conta de complicações que algumas filhotes sofriam por serem castradas antes do primeiro cio, como incontinência urinária, problemas na genitália e cistite recorrente, muitos veterinários entenderam que é melhor operar após o primeiro cio. Assim, esperamos uma formação melhor da musculatura e do sistema urinário da cadela", explica Fernando Elísio Amaral Torres, professor da Faculdade de Patologia Cirúrgica de Pequenos Animais e responsável técnico da Policlínica Veterinária da Universidade Estácio de Sá.

A recomendação de se castrar os bichos vai muito além de se evitar superpopulação. No caso das cadelas, é comum surgirem tumores em ovários, útero ou mamas antes da fase adulta. Em 70% dos casos, malignos. Para os machos, os riscos existem, mas o procedimento pode acontecer quando o bichinho tiver 5 ou 6 anos — quando o risco de doenças nos testículos ou próstata têm probabilidade de surgirem.

Em gatos, a castração pode causar uma grande mudança, especialmente daqueles 'rueiros', que vão brigar na rua com outros machos: além de voltarem feridos, eles podem contrair diversas doenças felinas. Geralmente, nas gatinhas a castração é feita aos seis meses e após passar pela fase de vacinação. 

O especialista dá um alerta: "Para quem acha mais barato ministrar às fêmeas hormônios para inibir o cio, é bom saber que o medicamento, a longo prazo, pode provocar tumores e diabetes".

 

Primavera e suas peculiaridades
Primavera: estação exige cuidados com o pet
Primavera: estação exige cuidados com o petShutterstock
Publicidade
Na primavera, o ar fica mais úmido e as temperaturas, mais altas, o que pode provocar problemas dermatológicos, respiratórios e alergias. Por causa do calor, eles ficam também mais expostos a pulgas e carrapatos. A combinação de calor com chuva faz aumentar casos de leptospirose, adquirida principalmente pelo contato com a urina infectada de ratos e cães. No jardim também pode estar o perigo: algumas plantas podem ser tóxicas, como a azaleia, copo-de-leite, mamona, bico-de-papagaio, costela-de-Adão e hortênsia.
 
Publicidade
Gosta de beija-flor...
Beija-flor
Beija-florFrank Cone/Pexels
... Mas não tem flores para encantar a ave? Ainda mais agora, que estamos mais tempo em casa, vale apelar para bebedouros que têm flores de plástico para atrair essa lindeza. Não é verdade o que se propaga por aí, que a água doce dos bebedouros deixam a ave doente: pode colocar, sim, açúcar ou mel na água, desde que todos os dias você limpe bem todo o objeto para evitar a proliferação de fungos.
Publicidade
Banho do doguinho em casa
Como dar banho no cachorro em casa
Como dar banho no cachorro em casaReprodução/Pinterest
Publicidade
Para a tarefa, use água morna. Ao ar livre, escolha um dia de sol, para evitar choque térmico. Avalie onde ele pode ficar imerso confortavelmente e sem perigo: pia, tanque, banheiras. Antes do banho, proteja as orelhas dele com bolas de algodão, para evitar que entre água, e aplique uma pomada oftálmica para proteger os olhos.
Publicidade
Shakira, a estrela pop do Méier
Bicho do leitor: Shakira
Bicho do leitor: ShakiraArquivo pessoal
Foi fazendo trabalho voluntário, há 12 anos, que Verônica recebeu um presente inesquecível. "Eu ganhei a Shakira do mestre de Reiki em um espaço onde eu era voluntária. Ela era linda, o pelinho muito negro". Mal a filhote saiu andando pela casa, ela já sabia que nome dar: Shakira! "Ela era rebolativa igual à cantora. E ainda é." Além dos requebros, outra prova de que nasceu para os holofotes é que adora enfeites. E tem suas exigências: 'palitinhos' para beliscar e, se não tiver frango desfiado na ração, ela rejeita o prato até sua vontade ser atendida.
Publicidade
Bicada no chá
Papagaio pode tomar chá
Papagaio pode tomar cháReprodução da internet
Publicidade
Se você é adepto de chás e tem um papagaio ou uma calopsita em casa, saiba que o pet pode acompanhá-lo na próxima bebericada. Mas a bebida tem que ser fria e não pode ser adoçada. Quais chás podem ser servidos? Boldo, camomila, hortelã e limão são opções seguras.
Publicidade
Bichos mais velhos
Cães e gatos mais velhos são companheiros mais calmos
Cães e gatos mais velhos são companheiros mais calmosLisa Fotios/Pexels
Se você sente falta de um animal mas acha que não tem mais idade para dar conta de uma novidade assim, saiba que os abrigos têm sempre cães e gatos mais velhos. Além de serem companheiros e de também estarem à procura de um grande amor, os mais velhos são menos barulhentos e menos bagunceiros.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários