Cachorrada tira uma soneca no fresquinho do ar-condicionado do banco em Ubá, Minas - Reprodução/Facebook
Cachorrada tira uma soneca no fresquinho do ar-condicionado do banco em Ubá, MinasReprodução/Facebook
Por O Dia
Uma cena pra lá de inusitada (e fofa) viralizou na internet nos últimos dias: fugindo do calor de 40° um grupo de cães se abrigou no hall eletrônico da Caixa Econômica Federal em Ubá, em Minas Gerais, e dormiu à vontade no fresquinho do ar condicionado. A cena chamou a atenção de quem passava.
Juliano Patrício da Silva, morador da cidade, fez um vídeo registrando a soneca da cachorrada e publicou em seu perfil do Facebook. O vídeo já tem mais de 21 mil compartilhamentos. Rindo ele diz: "O calor tá brabo em Ubá, mas a cachorrada sabe se virar!".

O calorão, incômodo para muitas pessoas, também é desconfortável para os pets, que podem sofrer muito em altas temperaturas. E, de acordo com a veterinária Thaís Matos, da Doghero, os cães ainda mais. "Eles podem apresentar sinais de que estão sofrendo muito com calor e alguns podem até chegar ao óbito", alerta.

E que sinais indicam que o animalzinho está sofrendo com o calor? O ato de respirar rápido com a língua para fora indica não só que o pet está cansado, mas também que pode estar com calor, além de deitar em locais com piso frio com a patas traseiras esticadas, beber muita água, ficar mais quieto que o habitual, por exemplo.

Para amenizar o sentimento de calor e levar bem-estar aos animais, os tutores devem sempre deixar água fresca à disposição. Durante as altas temperaturas, os pets costumar beber muito mais água e o líquido costuma ficar quente mais rápido. "Uma sugestão é colocar pedras de gelo dentro dos potes para manter a temperatura da água agradável por mais tempo", complementa.
Cocker spaniel inglês, Ozzy Osbourne, hoje em dia gosta mas de cafuné que correr - Divulgação

Mr. Ozzy Osbourne: 14 anos de 'rabugice' e muito amor
Nasci em dezembro de 2005 com quatro irmãos: Yumi, Amy, Bono Vox e Steve Tyler, todos com mancha branca no peito, característica do cocker spaniel, mas eu saí todo preto. Por isso ganhei o nome de OZZY OSBOURNE, vocalista da banda britânica Black Sabbath. Quando mais jovem meu hobby predileto era roer as quinas das paredes e atrapalhar a brincadeira dos meus irmãos. Agora, já "senhor", gosto mesmo é de cafuné!

Doguíneos ou tatuzíneos?
A página "Catioro Reflexivo" mostrou uma história inusitada. Três cãezinhos, Letícia, Douglas e Rogério, descobriram uma forma diferente de tirar uma soneca: fazendo buraco na terra! "Os filhos de vocês também cavam esses buracos e dormem tranquilamente neles?", escreveu Lawanda Santos, tutora dos doguinhos.

Jovem viraliza na web com 10 calopsitas
A beleza das calopsitas conquista muita gente e ter a ave como pet é um grande desejo entre as pessoas que amam os animais. Alana Gelmi, de 19 anos, ganhou a internet ao publicar uma foto com dez calopsitas. Alana chama a atenção para quem quer ter as aves: é preciso cuidado e dedicação. "É cansativo e repetitivo, mas também muito prazeroso ver esses 'serzinhos' tão pequenos retribuindo todo amor e carinho que tenho por eles, isso é gratificante".

'Olá humana, tudo bem?'
O gato é reconhecidamente independente e, às vezes, até recluso em seu próprio espaço (sem humanos por perto, óbvio). Mas quem tem um felino em casa sabe que o contrário também pode acontecer. Eles se sentem completamente donos de si, e mais do que isso, podem se sentir donos de você, da casa, dos móveis, dos objetos e... "Olá, humana! Tudo bem? O que você está fazendo aí?".

Fique ligado! Não esqueça da vacina
Nunca é demais lembrar: já começou a campanha de vacinação antirrábica. Dividido em cinco etapas que cobrem todo o Município do Rio de Janeiro, o programa Se liga, bicho! Raiva é caso sério começou no dia 2 e vai até 19 de dezembro. Nos próximos dias 23 e 24 a campanha será em Bangu e Campo Grande.

Punição maior para maus-tratos
A Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro passado, aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Conforme a nova legislação, a pena agora vai de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos bichos.