Mutirão simbólico para reconstrução do Rio Grande do Sulfoto da coluna
Mas esse ano vão vai ser como o que passou. Em 2024, a companhia desafia sua tradição, com algumas permissividades impensáveis até então. A rigidez e padronização características da marca foi quebrada em prol da solidariedade ao Rio Grande do Sul. É grande a comoção em torno do estado devastado por inundações, com profundas cicatrizes econômicas, sociais e emocionais em sua população, que não esmorece demonstrando força e resiliência.
Apesar de seu histórico apego à padronização global de filosofia, imagem e campanhas, a Coca-Cola Company surpreendeu ao flexibilizar seus rígidos protocolos para atender às necessidades sulistas. A tragédia que assolou a região sensibilizou os executivos globais e engajou os locais de forma a efetivarem um plano de ação específico mesmo que para isso fosse preciso quebrar alguns protocolos considerados "imexíveis".
A campanha de Natal deste ano foi marcada por um contraste. Sofreu críticas dos puristas pela utilização de Inteligência Artificial para recriar o clássico comercial "Holidays are Coming", lançado em 1995. Porém, a força da comoção popular conseguiu quebra o gelo e a padronização das máquinas permitindo um toque humano ao abrir uma exceção regional que subverte o slogan global "Desperte o Papai Noel que existe em você" customizado e substituindo o pronome de tratamento para "Ti", em referência ao linguajar típico do gaúcho.
“As ações já realizadas, somadas aos novos projetos, refletem o verdadeiro espírito das festividades e celebram a solidariedade e a conexão humana", destaca Haffner.
Cores da Esperança
A programação incluiu a experiência Tintas Mágicas, na qual os participantes se uniram a mutirões para revitalizar estabelecimentos que simbolizam cerca de 10 mil ajudas a pequenos comerciantes prejudicados pelas enchentes. Essa ação simbolizou o compromisso prático da empresa em ajudar na reconstrução.
Natal Solidário:
No âmbito nacional, a fabricante reforçou sua campanha em parceria com o iFood, utilizando o sistema de matchfunding para duplicar as doações feitas pelos consumidores na plataforma. O objetivo é beneficiar cerca de 90 mil pessoas por meio de cestas básicas, água e alimentos essenciais, e assim fortalecer as ONGs parceiras Amigos do Bem e Ação da Cidadania.
“Com este apoio coletivo, será possível levar cestas básicas, água, sucos e alimentos essenciais para quem mais precisa, além de contribuir para o fortalecimento do trabalho das ONGs que atuam no empoderamento e assistência social.” - explica Haffner
As ações no Rio Grande do Sul simbolizam a capacidade de aliar tradição e inovação em prol da solidariedade. Ao adaptar suas campanhas, mobilizar comunidades e investir na reconstrução, reafirma seu compromisso com um Natal que transcende o comercial, promovendo esperança, transformação e recuperação.
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