Por FRANCISCO ALVES FILHO

O que um recrutador espera ao receber o currículo de um candidato? Qual é a necessidade desse "cliente" a quem você pretende vender­-se como candidato ideal para trabalhar nessa empresa? O que ter em mente na hora de escrever o seu histórico profissional? Colocar muitas ou poucas informações no documento?

Marcelo Augusto Santos da Costa, coordenador de recrutamento e estágios da megaempresa DHL, nos Estados Unidos, é quem reponde a essas perguntas.

"O recrutador normalmente recebe uma quantidade imensa de currículos para selecionar a uma única oportunidade de estágio. Ele deve pré­-selecionar número limitado de candidatos para seguir no processo sem ao menos ver ou conversar com a pessoa, somente avaliando o currículo", explica Marcelo.

Nesse momento, o recrutador está buscando um candidato que tenha qualificações, experiências, habilidades, estudos e interesses relacionados com os requisitos da vaga.

"Se o currículo foi especificamente escrito para essa vaga, as suas chances de ser notado aumentam significativamente. É importante usar a mesma linguagem dos requerimentos e ser inteligente no momento de decidir o que escrever e como descrever suas experiências anteriores", ensina Marcelo, um especialista no assunto.

FIES.
Publicidade
Resultados do processo seletivo do Fies 2018, primeira edição do programa de financiamento estudantil no novo formato, serão divulgados pelo Ministério da educação nos dias 5 e 12 de março.
Publicidade
Investimento no Descomplica
O site Descomplica, um dos primeiros de educação digital do país, acaba de receber um aporte de R$ 54 milhões de um fundo estrangeiro e está em um momento de expansão (espaço físico e funcionários). A expectativa é dobrar o time até o final de 2019, hoje são pouco mais de 200 funcionários. Esse ano, o Descomplica precisará contratar aproximadamente 70 pessoas de 30 perfis profissionais diferentes (há 50 vagas em aberto).
Publicidade
Faça um currículo atraente (2)
Laszlo Bock, vice-presidente sênior de Operações Pessoais do Google, já desabafou que dar de cara com um Curriculum Vitae ruim é frequente. O que o perturba é quando é possível ver que o candidato tem potencial. "O mais deprimente é que consigo entender que muitas pessoas são boas, às vezes ótimas", disse.
Publicidade
E o recado tem que ser curto e eficaz. Sete segundos é o tempo que um empregador médio leva para ler um currículo, relata a Harvard Business Review. Essa pode se tornar uma grande vantagem competitiva.
 
Publicidade
Faça um currículo atraente (3)
É muito tentador inovar no formato de um currículo, mas a não ser que seja essa sua linha de trabalho (algo como design, artes, etc.), melhor se ater ao básico. O estilo ideal ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível. Para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente e experimente com itálicos, sublinhados, e negritos para destaque. Conclua exportando o documento PDF.
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários