Por FRANCISCO ALVES FILHO

Rio - O ideal é que a escolha do curso universitário siga o gosto do estudante. Mas é preciso que haja equilíbrio entre a vocação e a realidade do mercado de trabalho. Quais são as carreiras que estarão em alta nos próximos anos? A resposta a esta pergunta pode ser preciosa na hora de decidir qual faculdade seguir.

Com isso, fica mais fácil planejar o futuro. Aí vão algumas sugestões apontadas por especialistas como promissoras.

Ciências Contábeis - Uma profissão subestimada é a do contador. Os cursos formam poucos alunos, mas o que pouca gente sabe é que no mundo cada vez mais acelerado, o papel do contador tem sido cada vez mais importante para mensurar os fluxos de capitais e os recursos entre empresas ou governos.

Engenharia Bioenergética - A sustentabilidade é um viés adotado por todos, desde indivíduos, passando por empresas e governos. Por isso o curso de Engenharia Bionergética é uma das profissões do futuro, aliando a questão ambiental à dependência energética. Difícil encontrar país mais promissor para esse campo do que o Brasil.

Engenharia de Sistemas - O engenheiro de sistemas é responsável por planejar e gerenciar os sistemas computadorizados em diversas organizações. É um dos profissionais mais requisitados hoje e no futuro, com sistemas cada vez mais integrados

Sistemas de Informação - Tanto quanto Engenharia de Sistemas, o curso de Sistemas de Informação surgiu da necessidade de formar profissionais capazes de criar soluções, a partir da informatização da vida cotidiana, tanto em empresas quanto em governos.

O bacharel em Sistemas de Informação é muito requisitado para promover a integração, desde a criação dos bancos de dados à análise deles para a tomada de decisão. Também é o curso ideal para aqueles que gostam de desafios e problemas, prontos para resolvê-los.

Ciência da Computação - Quem se forma em Ciência da Computação não sabe apenas criar aplicativos. Embora seja um ramo que tem sido bastante procurado ultimamente, a profissão vai muito além disso. O desenvolvimento de softwares para robôs industriais ou máquinas domésticas e a promessa da Internet das Coisas garantem ao profissional um vasto campo a ser trabalhado, além de gerar muitas vagas de trabalho.

Curso de imagenologia

O Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (CEPEM) está com inscrições abertas para a pós-graduação em Imagenologia Mamária, área que se encontra em constante crescimento e ainda possui poucos especialistas habilitados. O conteúdo programático do curso engloba conhecimento global em métodos de diagnósticos em imagem da mama.Mais informações no site http://www.cepem.med.br/vagas-abertas-para-a-pos-graduacao-em-imagenologia-mamaria/

Você pode gostar