Conheça a Engenharia de Produção

Veja cinco áreas de atuação para essa especialidade

Por FRANCISCO ALVES FILHO

Engenharia de produção
Engenharia de produção -

AEngenharia é uma profissão que está dividida em várias áreas de atuação. Para os que estão interessados em se tornar engenheiros, a coluna vai dar detalhes sobre algumas destas qualificações. Começamos pela Engenharia de Produção, que é a especialização voltada para o controle, otimização e construção dos processos produtivos.

Quem se forma neste curso tem à disposição vários caminhos no mercado de trabalho. A coluna PROFISSÃO CERTA vai apontar alguns deles, baseado em informações da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). (Leia também 'Engenharia de Produção: Profissional experiente fala sobre a carreira')

A seguir, algumas das especializações disponíveis para engenheiro de produção:

Engenharia de Operações e Processos da Produção Essa área é voltada para os projetos, as operações e as melhorias dos sistemas que criam os produtos (bens ou serviços) primários das empresas. É uma das funções originais do ofício do engenheiro de produção.

Logística A área de Logística foca nas técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos.

O objetivo principal a ser alcançado é a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, assim como o atendimento dos níveis de exigência dos clientes.

Engenharia de Produção (2)

Pesquisa Operacional O objetivo dessa área é resolver problemas envolvendo situações de tomada de decisão, com modelos matemáticos processados no computador. Voltado para a aplicação de conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. A ideia é introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos que podem influir na rotina de qualquer empresa.

Engenharia de Produção (3)

Engenharia da Qualidade Uma das áreas de atuação da Engenharia de Produção é a área da Qualidade, que trata do planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem centrada em fatos para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade. Num mercado cada vez mais competitivo, essa função tem importância estratégica.

Engenharia de Produção (4)

Engenharia Organizacional Trata do conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos. É como se fosse o esqueleto da empresa.

SISU.

Vai até a próxima quinta-feira o prazo de matrícula para estudantes que foram selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Candidatos podem conferir o resultado na página do programa

Comentários