Volta as aulas na UERJ. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Volta as aulas na UERJ. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Pesquisa do site Quero Bolsa, revela que um a cada três universitários estão descontentes com as suas instituições de ensino. Mais exatamente 29% dos 30 mil estudantes matriculados que fizeram avaliação de 1.288 universidades brasileiras. Essas informações foram retiradas da seção de reviews do site, onde os alunos podem escrever suas opiniões sobre itens como qualidade de ensino, corpo docente, infraestrutura, entre outros.

"A amostragem é um alerta para as instituições de ensino, uma vez que demonstra uma elevada presença de alunos descontentes", explica Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa. "Se somado ao percentual de indiferentes (13%), percebemos que praticamente metade dos estudantes não promovem as universidades junto as pessoas de sua convivência".

O resultado do levantamento serve também de alerta para o estudante: é preciso reunir muitas informações sobre a faculdade antes de escolher. Além de conhecer a natureza do trabalho das diferentes profissões, a remuneração e o mercado, é fundamental saber tudo sobre a faculdade que está no seu alvo.  (Leia também: Como saber se a faculdade pretendida é realmente boa?)

Ao decidir qual a profissão vai seguir, visite as faculdades, faça perguntas aos alunos, professores e funcionários. Isso pode evitar muitas decepções, como comprova a pesquisa.

Insatisfação com a faculdade (2)
Publicidade
A parte boa revelada pela pesquisa do Quero Bolsa: o corpo docente é o grupo que mais recebe elogios, aparecendo em destaque nas análises positivas das instituições de ensino. Enquanto os professores são motivo de satisfação em 52,6% das avaliações, apenas 9,9% avaliam esse ponto de forma negativa. Referência quando o assunto é auxiliar os jovens a ingressar no ensino superior, o Quero Bolsa também trabalha para se tornar a principal plataforma em avaliação de estrutura, qualidade de ensino e atendimento das instituições de ensino do País.
 
Publicidade
Insatisfação com a faculdade (3)
Pela pesquisa, a maior insatisfação dos alunos é com o atendimento das faculdades. "As informações ajudam outras pessoas a escolherem onde irão estudar, não apenas levando em conta o valor da mensalidade e a força da marca da instituição de ensino. Sabendo da importância disso, estamos intensificando esforços para contar com a opinião de estudantes de cada uma das mais de 2 mil faculdades brasileiras", afirma Marcelo Lima.
Publicidade
Dificuldade para estágios
Um público em especial tem enfrentado maior dificuldade na hora de investir na carreira: os jovens entre 18 e 24 anos - é o que revela um estudo feito entre indivíduos dessa faixa etária. Segundo dados da Companhia de Estágios - consultoria e assessoria especializada em programas de estágio e trainee - 27% dos estudantes que ainda buscam uma oportunidade de trabalho adiaram, no último ano, planos de investir no currículo.
Publicidade
 
FIES
Publicidade
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerra hoje as inscrições para os candidatos ao crédito no segundo semestre deste ano. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero.
 
Você pode gostar
Comentários