ibmc - reprodução internet
ibmcreprodução internet
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Ano após ano, Ciências Contábeis aparece no Enem e no Sisu como uma das carreiras preferidas dos vestibulandos. A coluna mostra aqui quais são os dois lados da profissão de Contador. Quem dá as informações é o professor Anibal Figueiredo, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNISUAM. (Leia: "CONTABILIDADE: Veja quais os melhores cargos e salários nessa profissão")

A avaliação geral é positiva. "Em pesquisas recentes sobre empregabilidade, todas as principais fontes indicam o setor contábil-financeiro como um dos mais promissores", diz Figueiredo. "E essa constatação não é por acaso. A recente valorização da Ciência Contábil tem tirado o profissional da contabilidade da área de suporte e atribuído a ele responsabilidade na tomada das principais decisões de uma empresa".

Segundo o professor, isso acontece porque o Brasil, a partir de 2008, passou a adotar os padrões internacionais de contabilidade. "Com a adoção de um padrão único, utiliza-se a mesma linguagem contábil em todo o mundo, facilitando as transações financeiras entre empresas de países diferentes e abrindo ao contador um mercado de trabalho internacional mais amplo".

Cada vez mais o mercado exige profissionais com domínio de habilidades e competências múltiplas. Nesse sentido, o contador passa a trabalhar muito próximo do economista, do administrador, do advogado, do engenheiro e outros profissionais afins.

Prós e contras da Contabilidade (2)
Publicidade
Aníbal Figueiredo fala dos contras: "O ponto negativo talvez seja que os primeiros contatos com o mercado proporcionam muito trabalho e uma remuneração um pouco tímida. Normalmente, esse primeiro contato se dá quando o ainda aluno de graduação passa a estagiar em uma empresa ou escritório de contabilidade. Mas o maior ganho está no aprendizado que vai se construindo sobre a rotina profissional. A vivência funciona como um casulo, pois transforma o ingressante na vida contábil em profissional experiente com o passar do tempo e habilitado a enfrentar grandes desafios".
 
Publicidade
PRÓS E CONTRAS DA CONTABILIDADE (3)
Não basta apenas concluir o curso universitário para ingressar no mercado. "Para exercer a profissão, o contador precisa realizar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, conhecido pelo seu rigor. Devem fazer o exame os graduados em Ciências Contábeis, mas os concluintes do curso de graduação podem fazer a partir do sétimo período". O Brasil tem hoje 580.000 profissionais e empresas de contabilidade.
Publicidade
VAGAS NO PROUNI
Publicidade
As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) referentes ao segundo semestre de 2018 serão abertas amanhã. Os alunos matriculados nas instituições de ensino superior devem se inscrever até 28 de setembro. Já para os estudantes não matriculados, o prazo é menor e vai até 24 de agosto. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.
Publicidade
PASSAR DO TEMPO.
"A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido", Ralph Waldo Emerson, escritor, filósofo e poeta americano.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários