O melhor curso para computação?

Três alternativas para quem quer seguir na área

Por FRANCISCO ALVES FILHO

Profissional da computação
Profissional da computação -

Ciências de Computação, Engenharia de Computação ou Sistemas de Informação? Essa dúvida atormenta os estudantes que querem ingressar em um curso na área de computação. Para ajudar a decidir, o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, explica as características que distinguem esses três cursos. (Leia: Ciências da Computação: 6 bons motivos para seguir a carreira) 

Segundo Pardo, em qualquer um deles os estudantes conhecerão um pouco sobre todas as áreas da computação e terão sólida base matemática. Vão estudar programação, banco de dados, eletrônica, redes de computadores, inteligência artificial, etc. A diferença é que, depois desse núcleo de disciplinas em comum, cada curso direciona o aluno para um caminho diferente.

Nas Ciências de Computação, a trilha é software. Caso escolha esse curso, você conhecerá os fundamentos e as teorias de computação, terá mais disciplinas voltadas para programação avançada, bancos de dados, internet, desenvolvimento de software. É indicada para quem quer desenvolver jogos, entender como funcionam os aplicativos e criar as próprias soluções.

Já a estrada da Engenharia de Computação é hardware: estuda-se mais a parte de elétrica e eletrônica. Há mais química e mais física. É indicado para quem deseja atuar no campo da robótica, dos carros inteligentes e da internet das coisas.

O melhor curso para Computação? (2)

Na jornada pelos Sistemas de Informação, o enfoque é a gestão de processos, projetos e pessoas. O objetivo é formar um profissional capaz de projetar e desenvolver os sistemas que controlam os negócios de uma empresa. A indicação vai para quem pretende desenvolver aplicativos ou iniciar o próprio negócio. O professor Thiago Pardo usa o exemplo de um smartphone para explicar as diferenças: "Se você gosta de instalar aplicativos no aparelho e adoraria desenvolver seus próprios aplicativos, há indícios de que Ciências de Computação é o seu caminho".

O melhor curso para Computação? (3)

"Mas se a sua vontade é desmontar o aparelho, entender e pesquisar o que tem lá dentro, então, considere Engenharia de Computação. Agora, se você gosta de lidar com pessoas, de gerenciar grupos de conversa e processos, Sistemas de Informação pode ser uma boa opção".

Espero que as explicações do professor ajudem você a se decidir para entrar no mundo da computação sabendo exatamente o que vem pela frente.

 

Chef On Line

Chef patissiere Carolina Sales se despediu da carreira de medicina há 8 anos e se aventurou no mundo dos doces. Hoje, possui duas marcas incríveis: Carolina Sales Patisserie de Brigadeiros (www.carolinasales.com.br), com duas lojas na Barra da Tijuca, e a Carolina Sales Fit (para quem tem restrição alimentar), com uma loja na barra da Tijuca. Ela investiu muito no último ano em cursos presenciais e em uma plataforma de cursos online.

 

MUITO SUOR.

"Eu percebo que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho" Thomas Jefferson, o principal autor da Declaração de Independência dos EUA e ex-presidente americano

Comentários